Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Humano
   
  Vereadores médicos querem emergência do SUS no HST

Data: 13/01/2009

Aproveitando a presença de três vereadores médicos – Marcio Vieira Muniz (PSC), Samir Yarak (PSC) e João Tobias (PPS) – o presidente da Câmara, vereador Bernardo Rossi (PMDB) quer visitar todas as unidades de saúde da cidade e também marcar um encontro com o secretário de Saúde, Jefferson Evangelista. Enquanto aguardam esta reunião, os três vereadores estão atuando no sentido de contribuir para resolver os problemas da saúde e para que a população seja atendida pelo sistema, principalmente quem está à espera de internação.

 

Os três parlamentares manifestaram preocupação com a situação do Hospital Santa Teresa e acreditam que o secretário de Saúde vai conseguir resolver as pendências deixadas pelo governo passado. O vereador Samir Yarak disse que Jefferson Evangelista está resolvendo o problema com o Santa Teresa, que na sua opinião precisa voltar a atender a população como ocorria no passado.

 

O mesmo pensamento têm os vereadores João Tobias e Marcio Muniz, que concordam no projeto de que o Santa Teresa passe a administrar o Pronto Socorro, principalmente o setor de trauma. “O Santa Teresa tem toda a estrutura e pode fazer isto, desde que o Município cumpra também o seu dever de pagar o hospital. No entanto, é importante ressaltar que haja uma negociação, pois se o hospital vai ficar com cirurgias cardíacas e outras de grande importância, pode contribuir prestando serviço também no trauma”, comentou Yarak.

 

O vereador Tobias contou que, com aprovação do prefeito Paulo Mustrangi, já iniciou uma conversa neste sentido com a direção do Hospital Santa Teresa. “Posso afirmar que eles estão dispostos a colaborar, ajudando o governo neste momento de caos na saúde”, afirmou Tobias, que no início da semana passada se reuniu com a direção do Santa Teresa para tratar destes de outros assuntos.

 

Este é um projeto e tem apoio do vereador Muniz. Ano passado, antes do recesso parlamentar, o vereador apresentou uma indicação ao novo governo, sugerindo que o Pronto Socorro fosse administrado pelo Santa Teresa. Na época, Muniz ressaltou que o modelo de parceria poderia seguir o mesmo utilizado no Hospital Alcides Carneiro, entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina de Petrópolis. “Não tenho dúvida que a cidade iria ganhar muito, pois o hospital tem toda estrutura necessária para atender os casos de trauma”.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 11 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS