Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Parque Fluvial será lançado hoje

Data: 05/12/2008

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Serla, Luiz Firmino, apresentam, hoje, às 15h, no auditório do Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava, os detalhes da primeira etapa do projeto do Parque Fluvial do Piabanha e Rio Santo Antônio.

 

Na reunião, promovida pela SEA em parceria com a Associação NovAmosanta, a comunidade e o empresariado local conhecerão o diagnóstico sócio-ambiental e o anteprojeto urbanístico e paisagístico do Parque no trecho do rio Santo Antônio.

 

Um dos objetivos da implantação do Parque Fluvial – cujo projeto básico está sendo elaborado pela empresa Theopratique – é valorizar o rio como parte da paisagem, como reflorestamento das margens, a construção de uma ciclovia, além da instalação de equipamentos urbanos de apoio e lazer.

 

Outro aspecto do projeto é a implementação de ações para a proteção da bacia dos rios. Estão previstas, ainda, a promoção de atividades de educação ambiental e articulação de parcerias como empresariado local para a realização de medidas de compensação ambiental.

 

Em paralelo à elaboração do escopo do Parque, a Serla realizou algumas intervenções no rio Santo Antônio. O trabalho foi iniciado em fevereiro deste ano, em razão das fortes chuvas que atingiram a região. Na época, em decorrência das enchentes e deslizamentos, nove pessoas morreram.

 

As obras incluíram a mudança do traçado do leito do rio na foz, com construção de muro de gabião, e desassoreamento do corpo hídrico, em um trecho de 3,5km de extensão, entre outras intervenções. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões em recursos do governo federal e do Fecam.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 5 de dezembro de 2008.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS