Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Praça da Liberdade: Iphan ainda espera documentos

Data: 06/07/2011

 

Praça da Liberdade: Iphan ainda espera documentos

 

       Com relação ao projeto de reforma e revitalização da Praça da Liberdade, o escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Petrópolis esclarece que o parecer técnico sobre o pré-projeto da Praça da Liberdade foi encaminhado à Prefeitura Municipal de Petrópolis através do Ofício/GAB/SR-IPHAN/RJ nº 0277/2011, datado de 25 de fevereiro de 2011. A informação é da diretora do Escritório Técnico do Iphan Região Serrana, Erika Machado, frisando que “até a presente data, não recebemos a documentação necessária para dar continuidade à análise do projeto”.

            Por telefone, Erika Machado também manifestou preocupação com a possibilidade do município perder a verba, resultado de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal, no valor de R$ 500 mil. Em nota, encaminhada por e-mail, ela lembra que “o Escritório Técnico do Iphan na Região Serrana é responsável por 22 municípios. Logo, a nova proposta de projeto deve ser encaminhada o mais breve possível para análise e parecer conclusivo”.

            Na mesma nota, esclarece que o Iphan solicitou a adequação do pré-projeto, pois a idéia inicial continha questões impertinentes a ser realizadas em um bem tombado, como a retirada de vários trechos de jardim, bem como mudança de localização do espelho d’água (chafariz) da praça. “Este instituto entende que o pré-projeto encaminhado era apenas um estudo preliminar do local. Há a necessidade deste ser aperfeiçoado, devido à complexidade de algumas propostas, como o rebaixamento dos jardins no entorno imediato do coreto”.

            A coordenadora do escritório esclarece ainda que somente em 30 de maio de 2011 foram procurados pela Prefeitura. Em 1º de junho, foi realizada reunião técnica com a assessoria de Gabinete do Prefeito e o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho, para discutir as possíveis soluções de adequação dos estudos.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 05 de julho de 2011




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS