Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Águas do Imperador apresenta projeto da ETE Piabanha

Data: 28/09/2010

Águas do Imperador apresenta projeto da ETE Piabanha

 

            O superintendente da Águas do Imperador, Marcio Salles Gomes, apresentou o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piabanha, que funcionará na Rua Paulino Afonso, em frente ao Hospital Santa Teresa, para o prefeito Paulo Mustrangi, o vice-prefeito Oswaldo Costa Frias e o diretor executivo do HST, Vinícius de Oliveira, durante a manhã de ontem, na sede da concessionária, no Centro. A estação tratará 11 milhões de litros de esgotos por dia e vai beneficiar 30 mil moradores dos bairros Mosela e Bingen.
As obras estão previstas para iniciar em outubro deste ano, com término no início de 2011, e levaram cinco anos de pesquisas de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apenas para a escolha do terreno, que conta com autorizações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Apesar da localização, o vice-presidente da Bio-Rio, Angelo Luiz Monteiro, empresa gestora do pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro que será responsável pela construção do ETE, garante que não haverá inalação de odores e ruídos. “Somos uma empresa nacional que utiliza a tecnologia mais avançada do mundo. Esta estação será inteiramente biológica, pois seu sistema, o Aerzen, consome 30% menos de energia e aumenta a eficiência do tratamento. Nossos equipamentos são acústicos, ou seja, não haverá nenhum barulho. Nada prejudicará o hospital, não será transmitido nenhum cheiro, porque usamos a mais sofisticada tecnologia, além disso a estação é 100% fechada”, falou.

            O sitema de tratamento de esgotos é composto atualmente por duas grandes estações, a ETE Palatinato, com capacidade de tratamento de 13 milhões de litros por dia, atendendo 65 mil habitantes, e a ETE Quitandinha, que trata 21 milhões de litros diariamente e atende 70 mil pessoas. A meta da Águas do Imperador é tratar 85% dos esgotos da cidade até 2012.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 24 de Setembro de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS