Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Aterro sanitário confirmado

Data: 25/05/2009

Aterro sanitário confirmado

 

            O projeto do aterro sanitário intermunicipal foi confirmado, cabendo agora às cidades envolvidas a discussão sobre a captação de recursos. Na coletiva da imprensa com a secretária estadual do Meio Ambiente, Marilene Ramos, também foram anunciados projetos estaduais para a cidade a longo prazo, como a usina de reciclagem de entulho, o parque fluvil do Piabanha, a recuperação do túnel extravasor do Centro e a usina de gaseificação do lixo.

 

            A discussão sobre o Aterro, que implantaria um único depósito de lixo para Três Rios, Areal, Paraíba do Sul e Levy Gasparian, ficou em segundo plano em função do projeto “Entulho: você organiza e a gente recolhe”.

 

            “O Aterro Sanitário de Areal é um conceito moderno. Ninguém trabalha com soluções individuais de coleta de lixo. O projeto já está pronto e, agora, estamos discutindo entre as cidades sobre a captação de recursos”, disse a secretária.

 

            Marilene Ramos limitou-se a dizer que já foi definido o terreno de Areal a ser utilizado para a implantação do Aterro, mas afirmou não ter ainda um orçamento para a obra. Segundo ela, o terreno for desapropriado na gestão passada da prefeitura de Areal. Como explicou, a cidade sede do Aterro tem descontos e redução de custos, como mais recursos oriundos do ICMS-Verde.

 

            Para Petrópolis, os custos com a participação no consórcio serão somente na administração do Aterro. Pois, para a implantação, caberá ao Fundo Nacional de Saúde (Funasa) e ao Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

 

            Já as obras de recuperação do túnel extravasor do Centro da cidade têm um orçamento: R$ 115 milhões. Essas deverão começar no segundo semestre desse ano.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 23 de mio de 2009.

Autor: Vinícius Henter




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS