Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Ônibus de turismo sem vagas de estacionamento

Data: 26/02/2009

A retirada das vagas destinadas ao estacionamento de ônibus de turismo, na Avenida Tiradentes, prejudica o turismo do município. A informação é de André Luiz do Amaral, da Associação dos Guias de Turismo. As baias foram transferidas para a Rua Roberto Silveira e Rua Padre Siqueira, consideradas distantes, principalmente pra visitantes idosos e crianças.

 

A modificação, segundo ele, teve que ser feita por conta da criação da faixa exclusiva para a circulação das vitórias, pela Avenida Tiradentes, evitando a subida da Rua Raul de Leoni. “Com a implantação da faixa exclusiva, o estacionamento dos ônibus que funcionava em frente à Catedral foi retirado. Entretanto, a igreja é o segundo ponto turístico mais visitado do município”, explica.

 

Segundo André, uma vaga para embarque e desembarque permanece na Rua Raul de Leoni mas, raramente é usado pelos coletivos. Isso porque, está sempre ocupada por carros particulares. No local, de acordo com o guia, a CPTrans instalou apenas uma placa indicativa, porém ignorou outros tipos de sinalização.

 

“Entendemos a situação das vitórias, os cavalos realmente estavam sendo sacrificados, mas havia alternativas para resolver essa questão, como, por exemplos, retornar ao sistema antigo”, diz, explicando: “Uma das opções seria reinverter a mão de direção da Avenida Tiradentes. Dessa forma, de um lado ficariam as charretes e, do outro os ônibus de turismo. Como sempre foi”, diz André Luiz.

 

Ele lembra que a mesma ocupação das vagas, por carros particulares, acontece nas Ruas Roberto Silveira e Padre Siqueira. Basta dar uma rápida caminhada pelo local para confirmar a informação. No dia 14, por exemplo, nas duas áreas havia veículos parados e, sem o menor sinal de que o motorista estivesse por perto para retira-lo rapidamente, no caso de algum ônibus aparecer.

 

De acordo com André Amaral, a preocupação é com a chegada do Carnaval, pois, nesse período, muitos turistas hospedados no Rio de Janeiro aproveitam para subir a serra e conhecer a cidade. “Além disso, vale lembrar que, durante a baixa temporada, recebemos, em média, 10 ônibus por dia, enquanto na lata, que começa a partir de abril e se estende até novembro, são aproximadamente até novembro, são aproximadamente 20 ônibus”, diz, explicando que, na alta temporada, o maior fluxo é referente ao turismo estudantil.

 

Mas, segundo a assessoria de imprensa da CPTrans, o residente do órgão se reuniu com Wilson Franca, chefe de gabinete do prefeito Paulo Mustrangi, para tratar sobre o assunto. De acordo com a coordenadoria de comunicação, a situação já está sendo revista e as mudanças devem começar a ser feitas a partir da próxima semana.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 15 de fevereiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS