Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Setor metal mecânico se une para atuar em rede

Data: 02/12/2008

Olhar a empresa vizinha como aliada e não concorrente. Essa é a proposta do Sebrae/RJ para o setor Metal Mecânico em Petrópolis. O projeto de criação de uma Rede de Negócios, iniciado neste ano, já está em fase adiantada de desenvolvimento, com a meta de entrar em ação em 2009. A iniciativa é apontada como uma alternativa promissora de acesso ao mercado para as micro e pequenas empresas da cidade, principalmente agora, diante do desafio imposto pela crise financeira global.

 

“Trabalhando juntas, as empresas conseguem melhores preços na negociação com os fornecedores e assim reduzem seus custos. A Rede de Negócios também oferece vantagens na outra ponta, no momento da venda. A idéia é que, em conjunto, elas possam suprir a demanda do mercado, com maior agilidade na produção e condições de atendimento de grandes volumes e também dos prazos”, explica a gestora do projeto, ária Aparecida Pacheco.

 

Segundo a gestora, o objetivo é fazer com que as micro e pequenas empresas da cidade sejam as principais fornecedoras das grandes companhias do setor instaladas no município. O projeto Metal Mecânico já conseguiu mobilizar 60 micro e pequenas empresas (MPE’s) de Petrópolis, em diversas ações, como a participação em feiras e exposições. Entre elas, a Rio Oil & Gás.

 

Trinta empresários Também integraram as reuniões de sensibilização e realizaram as pesquisas de diagnóstico dos negócios. De acordo como assessor do Sindicato das Indústrias de Metal Mecânico de Petrópolis, Camilo Garrido, “as perspectivas para o projeto em 2009 são altamente positivas, com base na convergência de três elementos relevantes, presentes no cenário atual: a competência instalada, a diversificação de ramos e as possibilidades de trabalho em rede”.

 

Garrido ressaltou que os investimentos previstos para o setor no Estado e no país apontam para o crescimento da demanda por produtos e serviços, já descontando o impacto da atual crise financeira mundial.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 2 de dezembro de 2008.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS