Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Para vereador licitação de linhas de ônibus não vai atrair concorrentes

Data: 17/11/2011

 

O primeiro secretário da Câmara, vereador Wagner Silva (PPS), denunciou ontem, durante a sessão, que Petrópolis corre o risco de fazer uma licitação deserta para contratação de novas empresas de ônibus, sem a participação de empresas interessadas em assumir os serviços de 93 linhas de ônibus. Segundo o vereador, um dos problemas é a declaração do governo de que as novas empresas terão que  assumir as dívidas trabalhistas e serão obrigadas a repor os gastos do município com as empresas sob intervenção, que seriam de R$ 6 milhões.

 

O vereador pediu apoio dos seus pares para aprovação de projeto, onde determina que qualquer aumento de passagem dado pelo Poder Executivo passe pela Câmara Municipal, para aprovação dos vereadores. Ele acredita que esta medida é importante em função dos problemas que ocorrem com aumento da tarifa dada pelo Executivo e também pela possibilidade de que um dos argumentos para atrair novas empresas de ônibus para cidade seja o aumento da passagem, o que na sua avaliação vai prejudicar a população.

 

Uma das preocupações do vereador Wagner é que a licitação estaria sendo feita para beneficiar uma empresa em funcionamento na cidade e que assumiria o serviços das 93 linhas. “Se isto acontecer, a Prefeitura estará favorecendo a criação do monopólio no transporte público, algo que eu e vários vereadores denunciamos há um ano”, lembrou Wagner Silva, frisando que o processo de licitação que está sendo feito pela Prefeitura é para dificultar a participação de empresas de fora da cidade.

 

Para Wagner Silva, todo o processo está sendo conduzido pelo Gabinete do Prefeito e pela Procuradoria do Município, deixando a CPTrans sem participar do processo, em decorrência das constantes mudanças na presidência da empresa. “Apoiei a intervenção, mas hoje vejo que este processo não terá solução e a licitação não vai acontecer”, afirmou.

 

O líder do PPS, vereador João Tobias, também manifestou sua preocupação com a demora para conclusão do processo de licitação para as 93 linhas, afirmando que a audiência pública promovida no dia 30 de novembro pela Prefeitura será um passo importante, mas teme pelo resultado negativo do processo, “com mais uma vez a população sendo prejudicada”.

 

O vereador disse que o transporte público está com vários problemas e citou como exemplo comunidades como Vila Rica, onde os moradores têm dificuldade de pegar ônibus de manhã. “O governo municipal precisar tomar todas as medidas para resolver este problema, e hoje tudo passa pela licitação. A minha expectativa é de que este problema esteja resolvido até o primeiro trimestre de 2012”.

 

Por causa da denúncia apresentada pelo vereador Wagner Silva e da manifestação de vários vereadores, o vereador Silmar Fortes (PMDB) voltou a defender a ida dos interventores das empresas Autobus, Esperança e Petrópolis à Câmara, para prestar esclarecimentos. Para Silmar, os interventores devem informar como está a situação das empresas, quanto a Prefeitura aplicou até o momento e a situação dos funcionários.

 

O vereador Gil Magno (PSD) defendeu o posicionamento do governo municipal no que diz respeito a fazer com que as novas empresas mantenham os atuais funcionários nos cargos, assumindo todos os encargos trabalhistas, inclusive a dívida existente. “Mas vejo como complicado a Prefeitura querer que as empresas  reponham os gastos do município com as empresas sob intervenção. Se isto for verdade e acontecer, acredito que não terá resultado”.

Fonte: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS