Petrópolis, 24 de Abril de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMDEMA/SMA
   
  Petrópolis terá abastecimento de água universalizado até 2019, promete concessionária

Data: 11/09/2015

 

 

Petrópolis terá abastecimento de água universalizado até 2019, promete concessionária

Diário de Petrópolis, 11/09/2015

Nos próximos quatro anos, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, terá 89% da sua rede de esgoto tratados e o abastecimento de água, universalizado, chegando a todos os moradores do município. A promessa foi anunciada pelo diretor da concessionária Águas do Imperador, Marcio Salles Gomes, nesta quinta-feira (10), durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga a crise hídrica no Estado e a transposição do Rio Paraíba do Sul. Atualmente, a concessionária atende 83% da população com tratamento de esgoto e 95%, com abastecimento de água.

Na reunião, o diretor apresentou projetos que estão em andamento.

– O principal deles é a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Araras, com capacidade para tratar 18,5 milhões de litros por dia. O investimento para a implantação da nova ETA, a oitava da cidade, será em torno de R$ 20 milhões – disse Salles Gomes. Segundo ele, as obras devem começar ainda esse ano.

– Já temos a outorga e a licença ambiental – informou.

O diretor falou ainda da instalação de 15 quilômetros de redes e de sistemas adutores, que serão instalados no bairro de Cascatinha e, segundo ele, beneficiarão milhares de moradores da região.
– As obras serão divididas em três etapas, favorecendo um grupo de ruas de cada vez. Na primeira etapa, o abastecimento será disponibilizado, na primeira quinzena de outubro, para 24 ruas do bairro – explicou o diretor da concessionária.

Presidente da comissão, deputado Luiz Paulo (PSDB) afirmou a necessidade da ampliação da rede de tratamento de esgoto do município.

– Tem muito esgoto sendo lançado direto nos rios da cidade, e o rio principal, o Piabanha, deságua no Paraíba do Sul. Essa é a minha preocupação – declarou o parlamentar, referindo-se ao rio que abastece grande parte do Estado do Rio.

Os deputados Luiz Martins (PDT), Comte Bittencourt (PPS) e Flávio Serafini e Dr. Julianelli, ambos do PSol, também participaram da reunião.

 

CPI da Crise Hídrica da Alerj ouvirá Águas do Imperador

Diário de Petrópolis, 10/09/2015


A última reunião da CPI da Crise Hídrica da Alerj, que investiga a falta de água no estado do Rio de Janeiro, ouvirá nesta quinta-feira (10), a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Petrópolis, Águas do Imperador. De acordo com o presidente da Comissão, deputado Luiz Paulo (PSDB), a presença da empresa Águas do Imperador na CPI será importante para verificar quais foram os resultados após a concessão realizada no ano de 1998, a atual situação e qual é o plano de investimento com o objetivo de evitar a falta de abastecimento de água no município de Petrópolis.
– Inicialmente são casos isolados de falta de água em Petrópolis, mas, não podemos deixar de verificar qual é o planejamento da empresa para o município, até porque, recentemente, o contrato de concessão foi prorrogado – afirma o parlamentar.
A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito será realizada às 10h, na sala 311 do Palácio Tiradentes.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS