Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMUTRAN/CPTrans
   
  Comutran define novos passos para o trânsito da cidade

Data: 12/06/2014

 

 

Comutran define novos passos para o trânsito da cidade

Tribuna de Petrópolis, em Quinta, 12 Junho 2014 09:47

 

 

O prefeito Rubens Bomtempo e membros do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran)  definiram os novos passos para o trânsito de Petrópolis.

 

O prefeito Rubens Bomtempo e membros do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran)  definiram os novos passos para o trânsito de Petrópolis:

* A nomeação de um grupo de trabalho, já nesta semana, para supervisionar o Plano de Mobilidade Urbana;

* A elaboração de um calendário de audiências públicas sobre as intervenções do PAC Mobilidade Urbana.

Com essas medidas, Bomtempo garante a participação popular nas decisões sobre o trânsito da cidade e também busca novos avanços no setor. O Plano de Mobilidade Urbana deverá ser apresentado pela Prefeitura até o ano que vem e definirá os rumos que a cidade vai seguir nos próximos 20 anos em relação ao trânsito – o documento será revisado de quatro em quatro anos.

 

Grupo vai definir calendário do PAC e Plano de Mobilidade

 

Já o PAC Mobilidade Urbana prevê sete (6?) grandes intervenções em Petrópolis:

1. Construção da rotatória nas Duas Pontes;

2. Duplicação da Avenida General Rondon, no Quitandinha;

3. Reforma do Terminal do Centro;

4. Criação de ciclovias no Bingen, Quitandinha e Barão do Rio Branco;

5. Criação do binário da ruas Coronel Veiga e Olavo Bilac;

6. Melhorias no acesso do Bingen ao Centro, com construção de pontes e implantação de faixas exclusivas de ônibus.

 

Na reunião, o prefeito relembrou as principais conquistas do último ano e meio na mobilidade urbana: a tarifa de ônibus hoje é a mesma da encontrada no início do governo; as linhas estão 100% integradas; a ciclofaixa da Avenida Barão do Rio Branco foi implantada; todos os prazos e exigências da Caixa Econômica Federal para as intervenções do PAC Mobilidade Urbana foram atendidos pela Prefeitura; e os terminais de Corrêas e Itaipava já contam com máquinas de autoatendimento para compra e recarga dos cartões RioCard Expresso.

 

“Somente com debate, tem contradição. E somente com contradição, tem solução. Não tem jeito. Temos que debater com a sociedade civil, fortalecer os conselhos municipais para, juntos, buscarmos os melhores caminhos para o trânsito da nossa cidade. Com a ciclofaixa da Barão do Rio Branco, só o fato de as pessoas começarem a pensar em bicicleta já foi uma vitória, porque esse é um longo processo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

“Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento que o Executivo vem dando ao Comutran”, disse o conselheiro Paulo Martins.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS