Petrópolis, 17 de Abril de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMUTRAN/CPTrans
   
  Mudanças no trânsito dividem opiniões

Data: 08/11/2011

http://www.e-tribuna.com.br/2012/images/stories/Ano%202012/NOVEMBRO/08/Pag%2005%20foto1%2008-11-2011.jpg

As duas propostas apresentadas pelo presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Roberto Naval, para tentar diminuir os engarrafamentos nas ruas do Imperador e Washington Luiz, dividiram opiniões. A ideia de transferir o ponto de ônibus localizado em frente ao antigo prédio do Fórum para próximo da nova agência do Banco do Brasil, no fim da Rua do Imperador, foi aprovada por alguns pedestres. Já a proposta da criação de um corredor exclusivo para coletivos entre a Unidade de Pronto Atendimento até o fim da Rua do Imperador (esquina com a General Osório) foi reprovada pelos comerciantes da localidade. Eles acreditam que a faixa exclusiva irá prejudicar o comércio e afetar as vendas.
O corredor exclusivo para os ônibus será instalado no local que hoje serve de estacionamento. O trecho, cerca de dois quilômetros, é um dos poucos do Centro onde o rotativo não está implantado, e existem apenas poucas vagas para carga e descarga. “Assim que anunciarem a implantação da faixa exclusiva, no dia seguinte fecho as portas do meu comércio. Não vou ter como sobreviver”, contou Patrick Hoelz, proprietário de uma revenda de veículos.
De acordo com ele, este trecho da Rua do Imperador com a Washington Luiz vai afunilando, principalmente na curva, o que impediria a parada dos coletivos. “Da esquina até a curva a rua vai diminuindo, não há faixa suficiente para os ônibus estacionarem. Além disso, eu preciso da via livre para poder entrar e sair com os veículos. Essa ideia não tem cabimento”, frisou Patrick.
Rodolfo Jorge, proprietário de um restaurante, condena as duas propostas. Para ele, os congestionamentos continuarão existindo e podem aumentar devido ao estreitamento da rua. “Até a curva a rua vai diminuindo. Não há como manter um corredor exclusivo para os veículos”, ressaltou o comerciante, acrescentando que o comércio da rua terá prejuízos com a transferência do ponto de ônibus. “Vai haver tumulto na frente do meu restaurante e das outras lojas. Não vai dar certo”, destacou.
Patrick espera que as propostas sejam apresentadas oficialmente para os comerciantes locais, antes de ser implantadas. “É preciso reunir todos e conversar. Trocar ideias. No ano passado, tomaram a decisão sem consultar ninguém. Houve protestos e muita confusão. Tiveram então que recuar. Esperamos que desta vez as decisões não sejam tomadas assim”, enfatizou.

 

Ponto de ônibus em outra área agrada a população

Ao contrário dos empresários, boa parte da população entrevistada pela equipe da Tribuna, aprovou a transferência do ponto do ônibus. Para o aposentado Anísio Rodrigues, de 75 anos, o importante é acabar com os congestionamentos. “Se as medidas que forem adotadas ajudarem a melhorar o trânsito, não vai ter problema”, ressaltou.
Para a dona de casa Malvina Casemiro, de 56 anos, não haverá diferença na transferência do ponto de ônibus. Ela ressalta que a mudança pode até melhorar. “Pode ser que lá o trânsito fique menos complicado. Não custa nada tentar. Se não der certo, é só mudar de novo”, destacou. O desempregado Djalma José, de 54 anos, também concordou com a dona de casa. Ele acredita que é preciso realizar mudanças no trânsito para minimizar os problemas dos congestionamentos. “Se for para melhorar, todas as mudanças são bem vindas”, frisou.
Apesar da proposta de mudar o ponto de ônibus para o fim da Rua do Imperador, próximo à nova agência do Banco do Brasil, ter recebido elogios, os idosos foram os que mais reprovaram a ideia. “Vamos ter que andar mais. Não podem colocar o ponto lá para cima. Imagina quem anda com bolsas ou em dia de chuva?”, questionou a aposentada Maria Luzia da Silva, de 86 anos.
Para a pensionista Magali de Azevedo, de 67 anos, deveriam criar mais pontos de ônibus e não tirar os que já existem. “Temos tão pouco pontos de embarque. Agora querem transferir este lá para cima. Para quem é idoso é ruim. Lá é mais longe e não tem estrutura para todo mundo”, lamentou.
De acordo com o presidente da CPTrans, as propostas serão apresentadas ao sindicato do comércio e aos empresários antes de ser implantadas. As mudanças no trânsito, segundo ele, têm como principal objetivo diminuir os congestionamentos nas ruas Washington Luiz e Imperador. “Queremos implantar essas mudanças até dezembro, quando o movimento é maior, e assim facilitar a vida dos compradores da Rua Teresa. Temos que melhorar o trânsito nos acessos à cidade e acredito que essas mudanças são muito importantes”, concluiu Naval.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS