Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMSAÚDE/SSA
   
  Plano Municipal de Saúde é aprovado no Comsaúde

Data: 04/04/2014

Plano Municipal de Saúde é aprovado no Comsaúde

O Plano Municipal de Saúde (2014-2017) foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) durante reunião ordinária realizada na noite da última terça-feira (1).

 

O Plano Municipal de Saúde (2014-2017) foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) durante reunião ordinária realizada na noite da última terça-feira (1/4).  O documento, apresentado pelo secretário da pasta, André Pombo, conta com todas as metas, ações e projetos que serão desenvolvidos pelo governo municipal nos próximos quatro anos.

O prefeito Rubens Bomtempo, ficou satisfeito com a aprovação do Plano Municipal de Saúde pelo conselho. “A saúde é a prioridade no meu governo. Em um ano já conseguimos avançar muito nesta questão, principalmente na reestruturação do Hospital Alcides Carneiro. Esse documento vai servir de planejamento para as nossas ações pelos próximos anos”, ressaltou o prefeito, acrescentando que a informatização do sistema da rede de saúde é a principal meta do Plano Municipal.

O secretário de Saúde explicou que todas as propostas pelo governo foram incluídas no texto. “Formamos um plano dinâmico e flexível para o processo de planejamento das ações e serviços de saúde constituindo assim um documento formal da política de saúde do município”, explicou o secretário de Saúde, André Pombo.

O plano prevê o fortalecimento e consolidação da Atenção Básica, a estruturação e reorganização da rede de Média Complexidade, a ampliação e reestruturação da Assistência Farmacêutica, o fortalecimento e estruturação da Coordenação de Programas e das linhas de cuidado na Atenção Integral à Saúde da Criança, dos Adolescentes e Jovens, a estruturação de uma política de saúde do trabalhador, implementação da participação e controle social.

Entre as metas propostas estão a reforma do Hospital Alcides Carneiro (HAC), a ampliação dos leitos de UTI do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), a obra no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (antigo Centro de Saúde), a expansão da coleta de exames laboratoriais nas unidades da rede de Atenção Básica, a implantação de 15 equipes de Saúde da Família com equipes de Saúde Bucal, a instalação de um Consultório de Rua, a implantação de 12 Residências Terapêuticas, a criação de um CAPS II em Itaipava com Ambulatório de Saúde Mental, a implantação de um ambulatório de fisioterapia e fonoaudiologia no Centro da Cidade, a instalação de um Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalho (Cerest) e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU). 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS