Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Utilidade Pública >> Calendário
   
  2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil reúne 91% dos municípios do RJ

Data: 23/05/2014

 

2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil reúne 91% dos municípios do  RJ

DIário de Petrópolis, Sexta-feira, 23 de maio de 2014

 

 

Evento será hoje (23) no Centro de Convenções SulAmérica

 

Com a expectativa de público de 500 pessoas, o Rio de Janeiro realiza, hoje  (23), a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil (2ª CEPDC). Com participação recorde, 84 cidades do Estado participaram das etapas municipais e estarão representadas na conferência. O número equivale a 91,3% do total dos municípios fluminenses, que enviarão à 2ª CEPDC 375 delegados para defender as propostas discutidas nas municipais. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, participará do evento, que ocorrerá no Centro de Convenções SulAmérica, das 8h30 às 18h.

 

“A intenção é de que as propostas debatidas durante a conferência no Rio de Janeiro possibilitem a construção de uma cultura e política pública de proteção e defesa civil”, afirmou o general Adriano Pereira Júnior. O objetivo é que a discussão com representantes de diferentes setores provenientes de todo o Brasil traga melhorias nas ações de defesa civil, priorizando a prevenção.

 

No total, o Estado recebeu 203 princípios e 500 diretrizes dos municípios do Rio de Janeiro. As propostas serão discutidas e priorizadas na conferência. Destas, dez princípios e 30 diretrizes serão enviados à etapa nacional, em Brasília. Os participantes também vão eleger os 100 representantes do Estado para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), que ocorre de 4 a 7 de novembro.

 

“Esta é uma oportunidade única de levar o tema redução do risco de desastres ao debate, por meio da participação popular. Assim, vamos encontrando soluções para evitar as perdas em situações de desastres”, afirmou o secretário executivo da Comissão Organizadora Estadual da 2ª CEPDC, tenente-coronel Paulo Renato Vaz.

 

2ª CNPDC

 

Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).

 

Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o País, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtuais e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional, prevista para novembro, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS