Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Utilidade Pública >> Oportunidades de cursos
   
  Senai Petrópolis inscreve para cursos técnicos gratuitos

Data: 08/02/2012

O SENAI Petrópolis está com inscrições abertas para 440 vagas em cursos técnicos gratuitos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa tem o objetivo de ampliar e tornar mais fácil o acesso à educação profissional. Podem se inscrever alunos de escolas estaduais que estão cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio.

Há vagas nos cursos técnicos em design de móveis, eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho.  Só para o primeiro semestre são 280 vagas e as aulas serão ministradas no turno da tarde ou à noite. Já no segundo semestre serão abertas 160 vagas e aulas serão nos turnos da manhã ou à noite.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro no site da Secretaria Estadual de Educação, o www.rj.gov.br/web/seeduc. A secretaria também ficará responsável pela seleção dos candidatos. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar dos candidatos.

 

Cursos técnicos

Os cursos técnicos do SENAI – com Diploma de Técnico de Nível Médio – oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. As aulas acontecem de segunda à sexta, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso e da unidade escolhida.

De acordo com o estudo Decisão Rio, do Sistema FIRJAN, o Rio de Janeiro vai receber, até 2013, investimentos públicos e privados que somam R$ 181,4 bilhões. Assim, os jovens que optarem pela área técnica terão boas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Os estudantes interessados em se inscrever nos cursos técnicos podem participar do programa de orientação profissional Terças sem Dúvidas no SENAI, que acontecerá no dia 7 de fevereiro. No evento, serão tiradas as dúvidas sobre os cursos, o processo de inscrição e também sobre como é o dia a dia do profissional de cada uma das carreiras possibilitadas pelos cursos.

 

FONTE: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS