Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Capacitação
   
  Petrópolis poderá ter Arranjos Produtivos Locais com apoio do Governo do Estado

Data: 16/07/2014

 

 

Petrópolis poderá ter Arranjos Produtivos Locais com apoio do Governo do Estado
 
Diário de Petrópolis, Quarta-feira, 16 de julho de 2014
 
 

Empresários e representantes da Prefeitura de Petrópolis conhecerão, na quinta-feira, dia 17, um pouco mais sobre a formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para desenvolver ainda mais a economia do município. A apresentação será feita pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico a partir das 15 horas, na Firjan (Avenida Dom Pedro I 579, Centro). Na ocasião, a equipe do Estado fará ainda uma visita a empresas de diversos setores instaladas em Petrópolis.

 

“A formação de um APL é muito para fortalecer as empresas do município, pois possibilita a busca de melhorias na produção, e, consequentemente, aumenta o número de negócios realizados e a formalização de novos empreendimentos. Os arranjos já identificados no Estado contribuíram para o aumento de renda e empregos nos municípios envolvidos”, avalia a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

 

O Arranjo Produtivo Local é formado quando empresas de uma determinada região estão envolvidas nos diversos estágios da produção de um determinados setor. Esse grupo é coordenado por uma Governança, que tem a participação de diferentes órgãos e representantes de classe, que atuam na articulação para atuar nas necessidades dos APLs. Dessa forma, as empresas se preparam mais facilmente para concorrer no mercado.

 

A iniciativa para discutir a criação de APLs em Petrópolis surgiu durante a última Rodada de Negócios realizada pelo Compra Rio, programa coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, no último mês de junho, quando integrantes da prefeitura mostraram interesse em formar Arranjos no município. Participarão do encontro na quinta-feira empresários dos setores de TI, confecção, móveis, entre outros.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS