Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Serviços
   
  Ponte Branca, no Samambaia, ganha nova iluminação

Data: 08/02/2012

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, realizou nos últimos dias a instalação de novas luminárias em toda a extensão da conhecida Ponte Branca, no Samambaia. Próximo à estrutura, que é uma das principais alternativas de acesso da Estrada União e Indústria aos bairros Corrêas, Samambaia e Cascatinha, transitam mais de 25 mil veículos por dia.
Para melhorar a qualidade do sistema de iluminação, foram instalados 10 postes com 18 lâmpadas em todo o trecho (destas, seis nas laterais da ponte e quatro no canteiro, onde os veículos realizam a manobra que dá acesso à ponte). Os tipos de luminárias alternam entre “braço” (aquela que atinge uma menor área de abrangência) e “pétala” (aquela que atinge uma maior área de abrangência), com potências de 150, 250 e 400 watts.
Além de estar ligadas diretamente à questão do tráfego, as luminárias instaladas pela Prefeitura embelezam as áreas urbanas, destacam e valorizam monumentos, prédios e paisagens, o que favorece o turismo e a imagem da cidade.
O secretário de Obras do município, Stênio Nery dos Santos, revelou que a iluminação pública é questão de segurança, uma das prioridades do prefeito Paulo Mustrangi. Por este motivo, a Secretaria de Obras está ampliando este serviço na cidade, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores.
A instalação de lâmpadas nas vias públicas é uma prova de que o governo municipal entende que a segurança e a cidadania caminham juntas. Agora, os veículos podem circular tranquilos durante a noite”, acrescentou o secretário.
A ação faz parte do Programa Luz da Cidadania. Os moradores que necessitem do serviço podem solicitar pelo telefone 0800-024-1000. Caso o atendimento não seja realizado em um prazo de 72h, o cidadão pode ligar para a ouvidoria, por meio do número 2246-8970, que repassará a informação ao setor responsável. Também podem ser feitas solicitações para instalações de luminárias através do telefone 2246-8971.

 

Programa Luz da Cidadania

Com início em 2011, o programa atende à grande demanda das comunidades e agiliza a troca de lâmpadas queimadas. Em paralelo à operação de manutenção, um setor do departamento faz o controle de qualidade do serviço, por intermédio de entrevistas com cada morador que teve sua solicitação resolvida.
O programa ainda propicia a instalação de luminárias do tipo eficiente, com ganhos também para o meio ambiente. De forma pioneira, o município passou a utilizar as lâmpadas de vapor de sódio, que proporcionam uma economia no consumo de energia elétrica de até 10%, com uma incidência de luz em torno de 65% a mais do que as lâmpadas convencionais.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS