Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  São Francisco da Horta. Parte de Fazenda que virou Vila

Data: 04/11/2010

São Francisco da Horta. Parte de Fazenda que virou Vila

 

            A origem da Vila São Francisco da Horta vem da Fazenda do Córrego Seco, que também originou Petrópolis. Na divisa com outras duas fazendas de Raiz da Serra, no município de Magé, ela tinha o cultivo de hortaliças e a criação de gado, ambos negociados para colonos da própria cidade ou até mesmo aos proprietários de pequenas casas do município vizinho.

            Nos anos 1940 existia a casa do ferroviário Antônio Ferreira da Cunha e da esposa Maria Fernandez Luiza da Cunha e outras nove residências que davam início à ocupação do lugar. De lá pra cá, fatos trágicos e gente que era atraída pela localidade, deram início a grande aglomeração de casas pequenas e de maior porte arquitetônico.

            A tragédia de 1988 cujas enchentes e desabamentos mataram mais de duzentas pessoas em Petrópolis e deixou milhares de desabrigados e desalojados, atraiu ainda mais famílias para a localidade. A visão desta gente era justamente o local não ter nenhuma área de risco. Em 1988 outras dezenas foram deslocadas para morar na localidade indicadas pelo governo municipal.

            Resultado de tudo isto: São Francisco da Horta hoje conta com centenas de casas. A comunidade carece de muita coisa, entre elas o atendimento médico e uma creche com vagas para atender 160 crianças. Seu marco maior é a Escola Municipal Geraldo Ventura Dias, que absorve menores de outras localidades. Os moradores esperam dias melhores. (Colaborou: Juracema da Cunha dos Reis).

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 31 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS