Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Dados Biográficos de Koeler

Data: 06/06/2008

Júlio Frederico Koeler nasceu na cidade de Mogúncia, no dia 16 de junho de 1804, no então Grão-Ducado de Hesse-darmstad, na margem esquerda do rio Reno, região que hoje integra a Alemanha.

Depois de servir o exército prussiano, onde atingiu o posto de alferes e estudou medicina, imigrou para o Brasil em 1828, contratado para servir no Exército Imperial dada à carência de oficiais uma vez que com a independência muitos militares portugueses graduados ficaram contra D. Pedro I e retornaram à metrópole.

No dia 24 de fevereiro de 1830, Koeler se casou com a brasileira D. Maria do Carmo Rebelo de Lamare, com licença eclesiástica, devido ao noivo ser protestante e a noiva católica.

Koeler foi contratado para ser Engenheiro Civil na Província do Rio de Janeiro. No dia 12 de fevereiro de 1833, Koeler, depois de se naturalizar brasileiro, voltou para o Exército Imperial.

Koeler foi quem projetou a planta ubana de Petrópolis.

O Major Frederico Koeler morreu num lamentável acidente de tiro ao alvo, na Chácara da Terra Santa, de sua propriedade, no dia 21 de novembro de 1847.

A sua administração foi de um pequeno período, mas de muita contribuição para o desenvolvimento e progresso de Petrópolis.

Fonte: Conhecendo Petrópolis - Aloysio Bade e Gustavo Duriez Teixeira Mendes.

 História de Petrópolis - Henrique José Rabaço




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS