Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Lopes Trovão. Localidade acidentada prejudica avanço

Data: 30/06/2011

Lopes Trovão. Localidade acidentada prejudica avanço

 

       A rua tem o nome a nada menos do que 88 anos. Os médicos José Lopes da Silva Trovão foi homenageado através do Ato número 3 da Câmara de Vereadores de Petrópolis em 31 de janeiro de 1923 e a localidade é muito conhecida por causa da ligação com a Baixada Fluminense, tendo um bom número de carros e ônibus circulando diariamente.

            Filho de Maria Jacinta e José Maria Lopes Trovão, ele nasceu em Angra dos Reis (RJ) em 23 de março de 1848 e morreu no Rio de Janeiro em 1925. Formou-se médico também na faculdade da capital do Estado e foi eleito deputado federal em dois mandatos no final do século XIX e senador da República. Seu nome está nas ruas de muitos municípios do RJ.

            A Rua Lopes Trovão teve no século passado um grande número de ferroviários onde hoje ainda mantém muitos aposentos e pensionistas da ferrovia, é lógico, por ter abrangido grande extensão da Estrada de Ferro, extinta nos anos 1960. Hoje, se transformou em comunidade devido à quantidade de resistência nas servidões e ruas nas  laterais.

            A Comunidade não tem comércio e por causa do terreno acidentado tem dificuldades para o desenvolvimento, inclusive populacional. É grande o número de construções irregulares nas encostas e ao longo do leito da antiga ferrovia. Mesmo assim as lideranças comunitárias locais não medem esforços para as conquistas chegarem aos moradores.

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 26 de junho de 2011




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS