Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Arranha Céu. Nome histórico no distrito mais popular

Data: 09/11/2010

Arranha Céu. Nome histórico no distrito mais popular

 

            A origem do nome da localidade aconteceu nos anos 1940, quando foi executada a primeira construção residencial com três andares. Segundo moradores mais antigos do local, antes mesmo da obra ter início, as unidades já estavam todas reservadas para locatários interessados na então novidade que ocorria pioneiramente nos distritos.

            Naquela época ninguém pronunciava as palavras prédio ou edifício, sendo que arranha céu era popularmente conhecida pela população quando no centro de Petrópolis já aconteciam com freqüência. Mas nos distritos era novidade. A obra chamava atenção dos poucos moradores que habitavam Itaipava na ocasião.

            - Vamos passar próximo do arranha céu; vamos nos encontrar no arranha céu – eram, entre outras expressões usadas com o nome da obra que estava em andamento na localidade., pelas pessoas, divulgando o serviço que abrigaria famílias no local.

            E até hoje no quilômetro 71 – registro oficial da história – a localidade é conhecida como Arranha Céu. Pouco habitada, mas um marco registrado na história do distrito mais popular de Petrópolis, se destacando com um enorme comércio, um grande número de prestadores de serviço e que obrigou as autoridades a deslocar atendimento de serviços públicos, como Fórum, Bombeiros e outros mais.

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 7 de novembro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS