Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Independência. Em vinte anos o maior assentamento populacional

Data: 17/08/2010

Independência. Em vinte anos o maior assentamento populacional

 

 

            Quando no império foi demarcado como Quarteirão Italiano e as terras oferecidas a colonos, ninguém queria ir para lá por causa de uma grande floresta e pela distância da área mais central onde o desenvolvimento acontecia. Mas aos poucos as ocupações na parte baixa da localidade foram acontecendo. Devagar... mas acontecendo.

            No início dos anos 1930 os lotes começaram a ser negociados, principalmente com empresários e famílias do Rio de Janeiro, quando Petrópolis começava a ser procurada por veranistas devido ao clima. Pequenas casas desde a área onde hoje se encontra p Bairro Mauá foram se assentando até a área plana abaixo da localidade como Serrinha.

            Moradores antigos comentam que ao se apossar de terras já na localidade que começava a ser conhecida como Alto Independência nos anos 1960, apenas um atalho servia como passagem para as pessoas. E as casas começavam a ser construídas em um número um pouco maior, onde caminhos iam sendo abertos pelas laterais da principal via.

            Mas de 1990 para os dias de hoje as construções, embora com arquitetura humilde, começaram a acontecer de modo avassalador. As encostas começaram a ser ocupadas e até hoje as áreas de risco estão totalmente atravancadas por moradias, na maior parte com construções irregulares.

            O Bairro Independência hoje é dividido em sua parte baixa com casarões de classe média alta e na alta com casebres em grande número. A população já ultrapassou os quarenta mil habitantes e um grande comércio tomou conta da localidade. As quatro casas de materiais de construção existentes na comunidade continuam vendendo e entregando aos compradores diariamente. Isto significa que o desenvolvimento populacional vai continuar acontecendo.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 15 de Agosto de 2010.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS