Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Diálogos Intermunicipais
   
  Avenida Brasil terá corredor expresso

Data: 14/02/2009

Os milhares de petropolitanos que fazem a viagem para o Rio todos os dias serão beneficiados com o corredor expresso de transportes da Avenida Brasil, cujo contrato de elaboração de projeto foi assinado elo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. O projeto prevê a construção de um terminal de ônibus nas proximidades do acesso à Rio/Petrópolis. Além disso, a via expressa poderá ser utilizada também pelas empresas que fazem as linhas para o Rio e Niterói.

 

Pela Avenida Brasil passam diariamente de 800 a um milhão de pessoas e mais de 400 linhas de ônibus. Além do tempo perdido, os constantes congestionamentos na via geram R$ 12 milhões por ano de prejuízos aos cofres públicos. Além do terminal nas proximidades da Washington Luiz, o corredor deverá ter outro, no Trevo das Margaridas, que liga a Avenida Brasil com a Via Dutra. O Terminal Intermunicipal Américo Fontenele, no Centro do Rio, será inteiramente reformado.

 

Principal acesso ao centro da cidade, passagem diária para milhares de carros, a Avenida Brasil interliga municípios da Região Metropolitana, cuja população de 11 milhões de pessoas faz por dia cerca de 12 milhões de viagens, grande parte delas pela via expressa. Como dessas viagens diárias 71% são feitas em ônibus e 14% em carros particulares, nos últimos anos a via expressa se tornou um inferno diário para milhares de motoristas e passageiros.

 

Para o governador em exercício, este suplício tem data para acabar. Ele acredita que até o fim do mandato do governado Sérgio Cabral o corredor expresso estará implantado.

 

O prefeito Eduardo Paes disse que o corredor expresso vai exigir, mais do que qualquer outro projeto estruturante, a união efetiva do estado com não apenas a Prefeitura do Rio, mas com todas as demais da Região Metropolitana. O corredor expresso será totalmente segregado, o que impedirá sua invasão, como ocorre atualmente com as faixas seletivas existentes na Avenida Brasil, e permitirá a ampliação da velocidade dos ônibus.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 30 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS