Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Diálogos Intermunicipais
   
  Notícias do Movimento Nossa São Paulo - 11 de maio de 2009

Data: 11/05/2009

Notícias do Movimento Nossa São Paulo

 

NOSSA SÃO PAULO NA CÂMARA

 

Entidades vão escolher representante na frente parlamentar pelos conselhos nas subprefeituras

Organizações sociais estão se mobilizando para comparecer na próxima terça-feira (12/5) na reunião da frente parlamentar que reúne vereadores a favor da implantação dos conselhos de representantes nas 31 subprefeituras de São Paulo. A reunião ocorrerá na Câmara Municipal, às 18 horas, na sala Sérgio Vieira de Melo (1º subsolo da Câmara).

 

Organizações se posicionam contra projeto que cria programa de auxílio-creche

O Projeto de Lei (PL) 108/2009, de autoria do vereador Arselino Tatto (PT), tem sido motivo de polêmica na Câmara Municipal de São Paulo. Diversas entidades da sociedade civil que atuam na área da educação e movimentos de mulheres têm se posicionado contra a proposta, que institui o programa de auxílio-creche para as mães que não conseguem vagas na rede pública de creches.

 

 

 

SUSTENTABILIDADE

 

Setores produtivos signatários dos pactos pela Amazônia se reúnem na primeira plenária

Mais um passo para concretizar os compromissos dos setores produtivos de São Paulo para reduzir a degradação da Amazônia foi dado na quarta (6/5) com a realização da 1ª Plenária dos Pactos “Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia”. No encontro, ficou acertado que os 44 signatários que aderiram aos pactos deverão apresentar relatos sobre as ações feitas pelas empresas para cumprir os acordos até julho.

 

Rede de cidades terá primeiro encontro no final de maio

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – atualmente formada por 21 municípios – vai realizar seu primeiro encontro nos dias 28 e 29 de Maio em Recife (PE). O encontro é aberto somente aos participantes da rede e a cidades interessadas em fazer parte dela.

 

 

 

TRANSPARÊNCIA ON-LINE

 

Projeto obriga governos a divulgar informações sobre gastos em tempo real

A Câmara dos Deputados aprovou na terça (5/4) um projeto de lei que prevê mais transparência para os gastos públicos. A proposta determina a divulgação de informações sobre a execução de despesas e receitas dos governos federal, estaduais e municipais, em tempo real, nos meios eletrônicos de acesso ao público.

 

Portal da Educação reúne informações sobre ensino em São Paulo

Desde terça-feira, está no ar o Portal da Educação, mantido pela prefeitura de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação pretende reunir no portal e atualizar mensalmente todas as informações sobre a rede de ensino administrada pela prefeitura.

 

 

 

AGENDA CIDADÃ

 

Lançamento Cadernos Cenpec Escola, família e comunidade

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Fundação Tide Setubal e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo convidam para o lançamento dos Cadernos Cenpec “Escola, família e comunidade”. Dia 12 de maio de 2009, das 9h às 12h,no Teatro João Caetano.

 

Seminário Educação Popular e Formação de Educadores em Projetos Sociais

Temos o prazer de convidá-los para participar do seminário "Educação Popular e formação de educadores em projetos sociais" e para a oficina "Teatro do Oprimido", que serão realizados no dia 13 de maio de 2009. As inscrições gratuitas para as atividades podem ser feitas pelo telefone (11) 2174-6805 com Danilo, ou pelo e-mail escoladacidadania@polis.org.br.

 

 

 

SAIU NA MÍDIA

 

"A gripe, o enxofre, o bolso, a vida" - Clóvis Rossi na Folha de S.Paulo

Existe no ar de todas as cidades brasileiras um agente muito mais assassino do que o vírus H1N1, mas que merece até proteção das autoridades. Chama-se enxofre, do tipo altamente poluente usado nos veículos brasileiros. Como é do hábito tapuia, aqui a concentração de enxofre no diesel é obscenamente mais elevada até mesmo do que em alguns países da América Latina, região que está longe de ser um paradigma.

 

"Diesel mais limpo: Justiça protege lucro de fabricantes" - Blog do Milton Jung

A Justiça negou liminar que impediria a venda de veículos a diesel com níveis excessivos de emissão de enxofre alegando o prejuízo que as montadoras sofreriam prejuízos econômicos com a medida. O juiz Marcus Vinícius Kiyoshi Onodera, da 2ª Vara da Fazenda Pública, justificou que se atendesse o pedido do Ministério Público Estadual haveria uma onda de demissões e recessão no setor.

 

"CEUs têm público menor com Kassab" - Jornal da Tarde

A quantidade de alunos que assistiu a sessões de cinema, peças de teatro, eventos musicais e outras atividades culturais nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo diminuiu 42% na gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) se comparada à frequência ao longo da administração de Marta Suplicy (PT). A redução ocorreu apesar da ampliação da rede - de 21 para 42 unidades.

 

"Kassab envia projeto para revogar Lei da Mordaça" - O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) deve encaminhar este mês à Câmara Municipal projeto de lei que revoga artigo do Estatuto dos Funcionários Públicos do Município que proíbe os servidores de se pronunciarem sobre sua função - a Lei da Mordaça.

 

 

Programe-se: lançamento do IRBEM - Indicadores de Referência

de Bem-Estar no Município - dia 15/5, 9h30, no Sesc Consolação

 

Fonte: www.nossasaopaulo.org.br




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS