Petrópolis, 25 de Abril de 2024.
Matérias >> Diálogo com a população >> Palavras e Atos do Comitê Gestor
   
  SEMINÁRIO “O PORTAL DADOS MUNICIPAIS E A GESTÃO PARTICIPATIVA”

Data: 22/07/2009

COMITÊ GESTOR DO PORTAL DADOSMUNICIPAIS

ora domiciliado no

INSTITUTO DE PESQUISAS HUMANISTAS E SOLIDARISTAS / IPHS

                Rua Visconde do Uruguai, 53 / 108 – Valparaíso

          CEP 25655-111 - Petrópolis / RJ

                   Tel.: 2243 26 37 – e-mail: iphs@iphs.org.br

 

 

Petrópolis, 21 de julho de 2.009

 

 

SEMINÁRIO

 “O PORTAL DADOS MUNICIPAIS E A GESTÃO PARTICIPATIVA”

Vagas limitadas!

Inscrições através do e-mail iphs@iphs.org.br, ou fax 2243 26 37

 

I – APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO

O Portal “www.dadosmunicipais.org.br” é um Portal comunitário, concebido para servir à Comunidade de Petrópolis. Por ser de propriedade de todos, não pertence a ninguém.

É coordenado por um Comitê Gestor de dez integrantes, eleito para mandato de um ano. Neste momento, o Comitê Gestor é formado por: AM Comunidade Bela Vista,  AM Rua Francisco Manoel, Fórum das Associações de Moradores, Lions Itaipava, FIRJAN, UCP, Rádio Serra Verde, Comunidade d’Esperança Coop. de Reciclagem, APEA e IPHS.

A Coordenadora do Comitê Gestor no trimestre julho a setembro é a Professora Flávia Quadrelli, que representa a Universidade Católica de Petrópolis / UCP.

O Seminário ”O Portal Dadosmunicipais e a Gestão Participativa” tem por objetivo  iniciar um processo de reflexão e diálogo entre os diversos segmentos que compõem a Comunidade de Petrópolis visando ajudar a “Sociedade Civil organizada” a desempenhar a sua parte na Gestão Participativa proposta pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257 / 01.

O Seminário terá lugar no sábado 08 de agosto de 2.009, das 09h00 às 12h00 precisas, na UCP “Barão do Amazonas”. Por óbvias razões de espaço e eficácia, o número de Participantes será limitado em 100 (cem) - além dos Convidados - previamente inscritos através do e-mail iphs@iphs.org.br, ou fax 2243 26 37, que serão objeto de confirmação. A ordem cronológica de inscrição será rigorosamente respeitada até alcançarmos o teto previsto.

Estamos nos dirigindo à Associações de Moradores e Movimentos Populares; Movimentos de inspiração religiosa das diversas Igrejas; OSCIPs, ONGs e Entidades de Classe; Diretórios Estudantis; representantes da Sociedade Civil nos Conselhos Municipais; Imprensa; e Partidos políticos sem quaisquer exclusões. Convidaremos Representantes dos Poderes Municipais, que serão recebidos com o respeito devido pelas  responsabilidades que assumem.

A Coordenação do Seminário será do CG do Portal Dadosmunicipais. Este confiou à Coordenadora, Professora Flávia Quadrelli e a seu Integrante Jonny Klemperer o papel de Moderadores do Seminário, e atribuiu a Philippe Guédon, um de seus membros com maior experiência na caminhada Participativa, o cuidado de apresentar cinco temas:

1 - História da Gestão Participativa em Petrópolis entre 1.980 e 2.009;

2 - Inventário dos mecanismos Participativos ora existentes;

3 - Reflexões sobre as diversas formas de Gestão Participativa;

4 - Papel do Portal Dadosmunicipais na Gestão Participativa;

5 - Organização da Sociedade para o exercício da Gestão Participativa

 

II – DESENROLAR DO SEMINÁRIO

 

            O horário de início e de encerramento será rigorosamente observado, como forma de respeito pelos Participantes e seus familiares.

Os quatro temas farão objeto de uma apresentação de 15 minutos, quer por Philippe Guédon quer por quem este venha a indicar.

            Após cada apresentação de 15’, os Participantes serão convidados a encaminhar à Mesa as suas perguntas ou reflexões por escrito. Durante outros 15 minutos, as indagações ou ponderações serão lidas e respondidas, ficando desde já definido que todas aquelas formuladas e não respondidas, virão a ser objeto de publicação e resposta através do Portal www.dadosmunicipais.org.br.

Decorridas duas horas e meia, e percorrida a pauta de cinco temas ao longo da meia hora a cada um dedicada, o Seminário entrará em sua fase final. A Mesa, à luz do que tiver sido debatido e de como terão transcorrido os trabalhos do Seminário, equacionará os resultados apurados e poderá sugerir a continuidade da reflexão, através de nova etapa, ou novas etapas.

 

III – DIVULGAÇÃO DO SEMINÁRIO E DE SUAS CONCLUSÕES

 

            Solicitaremos a preciosa colaboração dos jornais diários – TRIBUNA DE PETRÓPOLIS e DIÁRIO DE PETRÓPOLIS – e da mídia falada e televisada e recorreremos ao Portal e aos Integrantes do Comitê Gestor.

            Solicitaremos a presença dos Poderes Municipais através de convites entregues ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal e ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara, extensivos aos Srs. integrantes do Secretariado e do Plenário da Câmara.

            As conclusões do Seminário serão encaminhadas à Imprensa, na esperança de ampla divulgação.

 

 

 

Petrópolis, 21 de julho de 2009

 

 

Profª Flávia Quadrelli

Coordenadora do Comitê Gestor

Portal Dados Municipais

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS