Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Infra Estrutura
   
  O BNDES estimula projetos de reciclagem

Data: 05/10/2010

O BNDES estimula projetos de reciclagem


O BNDES quer aproveitar a  Copa do Mundo de 2014 para estimular projetos de coleta seletiva de lixo com inclusão social de catadores de materiais recicláveis. Para isso, o Banco conversa com os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente, com os Estados e municípios sedes do torneio e com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.
Representantes de cada uma dessas entidades se reuniram na sede do BNDES ontem em oficina de trabalho que buscou mapear oportunidades nesse sentido.
A iniciativa foi uma das ações da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014, que está sendo elaborada pelo Ministério do Esporte.
Além de utilizar recursos do Fundo Social para cooperativas de catadores, o BNDES pode também realizar empréstimos a prefeituras e Estados, para elaboração de projetos, e financiar eventuais concessionários de serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos.
Os municípios são os responsáveis legais pela política de resíduos sólidos e têm uma série de obrigações a cumprir, de acordo com a lei 12.305/2010, sancionada em agosto. Entre as obrigações, está a elaboração de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos num prazo de dois anos e a eliminação por completo dos lixões até 2014.
Para auxiliá-los nesse esforço e ao mesmo tempo prover capilaridade à sua atuação, o BNDES estimulará as prefeituras a apresentar projetos globais, que envolvam a coleta seletiva de todo o território municipal e que contemplem todas as cooperativas de catadores do município (em vez de apoiar projetos isolados).

Fonte: Agência Rio




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS