Petrópolis, 18 de Julho de 2018.
Matérias >> Propostas Comunitárias de Politicas Públicas >> Desenvolvimento Humano
   
  Para voluntários, o benefício de ajudar e ser ajudado

Data: 09/09/2009

Para voluntários, o benefício de ajudar e ser ajudado

 

 

 

            O projeto Solidariedade é multidisciplinar. Podem participar alunos de todos os cursos de graduação. Cada voluntário – a participação no programa não conta como crédito ou estágio – atua conciliando suas aptidões às necessidades da instituição.

            Caminhando pelas espaçosas dependências da Associação Jean-Yves Olichon Assojyô, no bairro do quissamã, Luiz Felipe Portinho de 22 anos, deixa de ser o estudante ou o instrutor de academia de ginástica. Na casa, sede do projeto social “Levanta-te menina”. Fundado em 1997 pela francesa Beatrix Olichon, ele é o “Tio Felipe” das 20 meninas das quais dá aulas de educação física. Todas em situação de risco social – vítimas de abusos físicos ou morais – e encaminhadas à instituição pela Vara de Infância e pelo Conselho Tutelar local.

 

Resumo do Projeto:

 

- Origem: O projeto começou em 2005, coordenado pela professora Josília Fassbender, coordenadora da Secretaria de Assuntos Comunitários da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

 

- Participantes: Aproximadamente cem alunos de graduação da UCP, de cursos distintos, já participaram do Projeto Solidariedade.

 

- Beneficiados: Cerca de duas mil pessoas, desde o início das atividades.

 

- Entidades e projetos atendidos atualmente: Casa da criança Antônio de Pádua; Asojyô; creche Santo Antônio de Nogueira; Projeto de Grão em Grão, da Paróquia de Nogueira; Comunidade Alcobacinha; Escola Santa Catarina; escolas municipais com hortas comunitárias; Projeto Solidariedade em Marcha, no Meio da Serra (onde há alfabetização de adultos, inclusão digital de jovens, adultos e idosos e reforço escolar); Escola Municipalizada São Geraldo (Carangola), Pestalozzi; Apae; Oficina de Jesus (orientação jurídica); Sanatório Oswaldo Cruz (Corrêas); e Grupo dos Amigos do Autista de Petrópolis (Gaape).




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE  
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS