Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Religioso
   
  Paróquia Santa Clara convoca voluntários

Data: 16/01/2009

Com a chegada do período de férias, parte das ações sociais da Paróquia de Santa Clara também entraram de férias. Como de costume o número de voluntários cai consideravelmente nos primeiros meses do ano e motivado por essa certeza, Frei Antônio Moser, responsável pela paróquia de Santa Clara já inicia a convocação de novos e antigos voluntários.

 

De acordo com Frei Moser, todo ser humano carrega consigo três imperativos implantados no seu coração pelo próprio Deus: quero que sejas; quero que te comuniques; quero de te transcendas. O frei afirma que é nessa exata medida em que se responde positivamente a estes três imperativos que conhecemos os outros, conhecemos o Criador e conhecemos a nós mesmos. E é só através deste tríplice conhecimento que se realizam como seres humanos.

 

"Ora, dedicar um pouco do seu tempo para colaborar numa obra social é um dos caminhos privilegiados para atingir estes três conhecimentos e realizar-se como ser humano. Ou seja: nossa realização (felicidade) é como uma sombra: quanto mais corro atrás da minha felicidade menos chance tenho de encontrá-la; quando viro as costas para ela, pensando no bem estar e na felicidade do outro, a felicidade me corre atrás. Como já dizia São Francisco e dando que se recebe: amor, compreensão, carinho", declarou.

 

Em quase todas as paróquias, como a da catequese e da liturgia, na Paróquia de Santa Clara são desenvolvidas três atividades específicas: a Pastoral da Criança, a do Pró-jovem e a do Pró-master.

 

A Pastoral da Criança consiste em acompanhar a evolução da gestante e depois do desenvolvimento da criança, através de uma série de cuidados especiais, desde a pesagem até a doação do leite forte.

 

Já a Pastoral do Pro-jóvem consiste em trabalhar o pré adolescente e adolescente, através do esporte e de muitas outras atividades, a ser homem, ou ser mulher. O Pró-jovem, que já existe há 9 anos cultiva a filosofia de que a era de estudar e encontrar um "emprego" já passou. O cidadão precisa construir a sua própria vida, para depois, associar-se das mais diversas formas numa empresa ou em outra atividade qualquer. De acordo com o pároco o importante é que o jovem não cresça cultivando a idéia de ser "dependente", mas um autônomo associado. Isto muda completamente as relações no mundo do trabalho. O Pró-jovem funciona aos sábados, das 8 às 11h e possui cerca de 100 jovens atendidos", declarou.

 

Por sua vez, o Pró-master é o ponto de partida é a constatação que em nossos dias vai crescendo o número de pessoas que atinge mais idade. "Infelizmente nem todas cultivam qualidade de vida. São simplesmente "aposentados", que ficam vendo a banda da vida passar", afirmou. De acordo com Frei Moser o Pró-master possibilita as mais diversas atividades, inclusive a dança, valoriza a pessoa, possibilitando aos integrantes aprender o que não sabe e ensinar aquilo que sabe. O Pró-master funciona todas as sextas-feiras, das 19 às 21h.

 

Para Frei Moser "é uma alegria muito grande ver rostos de adolescentes e de pessoas mais vividas, mas todas sorridentes, mas com mais voluntários, poderíamos fazer muito mais pela comunidade". Mais informações podem ser obtidas no telefone (24) 2248-8378 ou através do e-mail claramitra@ig.com.br.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 16 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS