Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  Fampe faz curso para lideranças

Data: 27/04/2009

Fampe faz curso para lideranças

 

            A Federação das Associações de Moradores de Petrópolis (Fampe), dando continuidade ao seu trabalho de apoio às associações de moradores, filiadas ou não, promove a partir do dia 28 de abril uma série de palestras com objetivo de capacitar as lideranças comunitárias. A divulgação deste trabalho está sendo feita através de ofício encaminhado às associações, assim como a divulgação de um documento de orientação de como realizar eleição e a regularização das entidades.

 

            O residente da Fampe, Lênin Ribeiro, e o secretário-geral, professor Alencar Lisboa, disseram que quatro palestras estão programadas e acontecerão de 15 em 15 dias. Entre os assuntos a serem tratados está a composição do orçamento público municipal e a utilização dos recursos para obras de infraestrutura e projetos sociais nas comunidades. Ainda neste tema serão abordadas questões como entender, acompanhar, fiscalizar e cobrar resultados do poder público. Outro assunto que será abordado são os deveres legais, jurídicos, fiscais e tributários das associações de moradores.

 

            O objetivo com esta palestra é orientar as lideranças como manter os documentos da associação em dia junto ao Cartório de Registro de Documentos, na Receita Federal, na Caixa econômica Federal, no INSS e na Prefeitura e quais as implicações legais para a entidade que não se regularizar. Outro tema de palestra será a gratuidade de Justiça para registro de estatuto e ata de posse no cartório.

 

            Serão divulgados também os cursos profissionalizantes, mostrando que a Fampe pode fazer parcerias e convênios com entidades públicas e particulares, tanto no Brasil quanto no exterior para captar recursos e realizar cursos profissionalizantes nas comunidades. Mais informações sobre estas ações podem ser adquiridas pelos telefones 9959-0516, Lênin e 9993-1707.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 26 de abril de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS