Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  Algumas propostas do Mosela Viva

Data: 20/04/2009

Algumas propostas do Mosela Viva

 

 

I – Cidadania, cultura, turismo e geração de renda

 

Criação do Portal da Mosela, um centro de cidadania para a valorização da identidade cultural do bairro expondo de forma permanente  seu passado, seu  presente, favorecendo a auto-estima do cidadão da Mosela  (a casa restaurada e hoje sob a administração da COMDEP, no início da rua Mosela, seria perfeita para isso).  Espaço para exposições  e atividades de estímulo à participação social  para solução conjunta  dos problemas do bairro e serviço de informações úteis  a  visitantes como: calendário de festas, mapas, folders com  indicações geográficas de  locais pitorescos e  representativos  da importância histórica e cultural da região e  dos atributos naturais de interesse  turístico e ecológico.

 

II-  Saúde

 

 Ativação do Posto de Saúde (já em condições de funcionamento) e  inclusão de tratamento dentário de emergência no local.

 

III- Educação

 

Promoção do esporte como meio de inserção social do jovem, estimulando-se a realização de campeonatos  locais e inter-bairros, organização e estruturação de espaços apropriados para a prática de esportes variados, promoção de atividades voltadas  ao bem estar físico e mental do adulto e do idoso, implantação de creches para atender à criança e à mulher trabalhadora. Da mesma forma, disponibilizar espaço fechado equipado para shows, feiras, cursos e oficinas, de modo a promover a inclusão digital  da população carente e, a curto prazo, promover oferta de aprendizado  de técnicas de  acordo com a demanda e interesse da população do bairro.

 

IV- Meio ambiente, patrimônio cultural  e paisagem natural sustentáveis

 

Solução urgente para o problema de moradia e desocupação das encostas com  populações em  áreas de risco,  o reflorestamento das áreas  degradadas e a realização de um Projeto Piloto de Urbanização para as  encostas habitadas que não ofereçam  risco,  mediante a implementação de saneamento básico, de acessibilidade, de paisagismo e da conscientização ambiental.

Re-qualificação do bairro Mosela – Por meio de melhorias na Praça Frei Anicetto, parques infantis e arredores, mediante  projeto paisagístico adequado ao morador e às tradições do bairro, re-ordenação do trânsito local (especialmente no trecho entre o Supermercado Tá no Gosto e a entrada da rua Alberto de Oliveira, onde estão um Grupo Escolar e a Escola São Judas Tadeu e caminhões e carros estacionados nas calçadas e locais proibidos provocam acidentes freqüentes e representam um perigo constante).

Da mesma forma, implantação de transporte público mais adequado à topografia local, com  inclusão de ciclo faixas; recuperação das paisagens verdes,  manutenção e sinalização para o visitante ou turista; urgente despoluição do Rio Paulo Barbosa com o tratamento de esgoto e  fiscalização aos infratores das posturas municipais; instalação de Caixas Eletrônicos, serviços  de Correios, melhoramento das calçadas e efetiva implantação de coleta seletiva do lixo.

 

V- Desenvolvimento econômico sustentável

 

Realização de oficinas de artesanato, criatividade e designer para  implantação de uma Feira de Produtos Manufaturados, com aproveitamento da mão de obra local, integração social, geração de  renda e  criação de uma  cooperativa para organização da produção, distribuição e vendas (com o apoio de parcerias públicas e privadas).

 

Cientes das enormes dificuldades de ordem econômica e política para implantação dessas justas reivindicações, porém sabedores de que essa administração municipal busca o bem comum, acreditamos que, juntos, moradores e governo  hão de realizar o sonho dos moradores da Mosela.

 

Na expectativa do apoio de V. Exa., aguardamos a  audiência solicitada e apresentamos  nossos cumprimentos com  estima e consideração.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS