Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  VIDAS SEVERINAS: UM AUTO DE NATAL NORDESTINO

Data: 01/10/2010

VIDAS SEVERINAS: UM AUTO DE NATAL NORDESTINO

Atores locais numa apresentação pra lá de profissional

 

Dando continuidade às homenagens ao poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto falecido há dez anos a Companhia Sekreta de Teatro apresenta o espetáculo Vidas Severinas, Um Auto de Natal Nordestino, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, a partir das 20h na Sala de Teatro Afonso Arinos no Centro de Cultura Raul de Leoni, localizado à Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro. Os ingressos custam R$20,00 (vinte reais) e a meia entrada é destinada a estudantes, idosos e clientes Unimed.

 

O texto original, que tem mais de 50 anos, continua sendo uma referência para entender a alma do retirante nordestino e de todos os que sofrem e mesmo assim se “atiram” no mundo com a esperança como guia e a determinação de melhorar de vida, como objetivo único e determinado.

 

Na apresentação a Companhia Sekreta destaca as cenas em que o “herói” Severino se relaciona com uma ou no máximo duas pessoas, não ignorando as cenas de coletivo e com isso acentuando o caráter imaginário e onírico da epopéia Severina.

 

A adaptação do texto original e clássico “Morte e vida Severina” realizada por Flavio Antonio (in memorian) valoriza o humor cáustico e cortante do texto, quase nunca encontrado em outras montagens e busca as características propriamente natalinas do texto valorizando, destacando e inserindo no contexto do espetáculo.

 

Vidas Severinas permanece jovem e atual já que a vida e a simplicidade do povo nordestino também permanecem poéticas e materialmente quase a mesma.

 

Fundada em 2004 pelo ator e diretor Flavio Antonio (in memorian) e pela atriz e produtora Regina Guimarãez, a Companhia Sekreta de Teatro desde então, tem se dedicado à produção de peças baseadas em textos de autores brasileiros, antigos ou modernos com o único intuito de valorizar a dramaturgia brasileira encontrando novos aspectos em obras bastante conhecidas.

 

A apresentação conta com as direções musicais de Dino Fernandes e Fátima Brasil e novo elenco composto por Regina Guimarãez, Cristiane Carvalho, Fabio Branco, Flávia Miranda, Nathan Cardoso e Sandro Kapps. A trilha sonora é composta por peças do Quinteto Armorial, Bach e Vivaldi e a iluminação fica por conta de Fabio Branco.

 

A apresentação busca apresentar as verdadeiras referências natalinas do nosso país, hoje perdida sob os trenós e bonecos de neve. Regina Guimarães, atriz e produtora, lembra que “Vidas Severinas foi escrita como um Auto de Natal Nordestino e só nos resta respeitá-la e encená-la buscando a sua verdadeira essência”.

 

A realização fica por conta da Companhia Sekreta de Teatro que conta com o patrocínio da Unimed Petrópolis, apoio cultural da Associação Petropolitana dos Estudantes, do Studio de Dança Stella de Mello, Centro de Artes Suzuki, Duda Fashion Hair Desigh, Arteg, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Fundação de Cultura e Centro de Cultura Raul de Leoni e promoção da Comunicação Livre, Bem Cultural, TV Vila Imperial e Net Petrópolis.

 

SERVIÇO

 

Vidas Severinas

Um auto de natal nordestino

 

Datas: 6, 7 e 8 de outubro

Horário: 20h

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni

Sala Teatro Afonso Arinos

Praça Visconde de Mauá, 305

Centro – Petrópolis/ RJ

Ingresso: R$20,00

Meia entrada para estudantes, idosos e clientes Unimed

 

Ficha Técnica

Texto: João Cabral de Mello Netto

Adaptação e Direção: Flavio Antonio

Trilha Sonora: Quinteto Armorial, Bach e Vivaldi

Direção musical: Dino Fernandes e Fátima Brasil

Figurinos e adereços: Companhia Sekreta

Cenário: Flavio Antonio

Iluminação: Fabio Branco

Elenco: Regina Guimarãez, Cristiane Carvalho, Fabio Branco, Flávia Miranda, Nathan Cardoso e Sandro Kapps

 

Patrocínio:

Unimed Petrópolis

 

Apoio cultural:

Associação Petropolitana dos Estudantes

Studio de Dança Stella de Mello

Centro de Artes Suzuki; ( não tem logo, pode escrever em letra básica)

Duda Fashion Hair Desigh;

Arteg

Prefeitura Municipal

Fundação de Cultura

Centro de Cultura Raul de Leoni

 

Promoção:

Comunicação Livre

Bem Cultural

TV Vila Imperial

Net Petrópolis

 

Realização:

Companhia Sekreta de Teatro

 

Mais informações:

Regina Guimarãez

(24) 9823-2049

sekreta.produtora@yahoo.com.br

www.companhiasekreta.com.br

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS