Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  APPO REPUDIA CALÚNIAS FEITAS POR E-MAIL

Data: 16/09/2010

APPO REPUDIA CALÚNIAS FEITAS POR E-MAIL

Associação vem a público confirmar que é uma instituição sem fins lucrativos e independente de qualquer filiação político-partidária

 

A APPO - Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos vem a público prestar esclarecimentos diante das acusações que vem sofrendo através de uma série de e-mails que está sendo enviado inadvertidamente a cidadãos petropolitanos. As acusações de recebimento de verba partidária e de uso da imagem das vitoriosas de forma inadequada não procede com a verdade e é contrária as normas estatutárias da instituição.

 

A Associação que foi fundada em maio de 1992 é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado, de assistência social, cooperação e assistência em geral aos pacientes portadores de câncer, independente de qualquer filiação político-partidária ou credo religioso. Exatamente por estes motivos não recebe verbas e apoio financeiro de nenhum partido político ou mesmo apóia um candidato em detrimento aos demais.

 

A APPO atende pessoas necessitadas através da doação de alimentos, vestuário, medicação de segunda linha, bolsa de higiene e limpeza, empréstimos de perucas, cadeiras de rodas, colchões d’água, próteses, além de atendimento jurídico, psicológico e social.

 

A Associação atua na sociedade promovendo campanhas de ação preventiva, conscientizando o paciente e sua família e a sociedade petropolitana com informações precisas e claras sobre câncer e a importância da detecção precoce desta doença.

 

Dentre os principais objetivos está o de prestar apoio e assistência aos pacientes oncológicos e famíliares proporcionando uma melhor qualidade de vida e consequentemente um melhor enfrentamento da doença e do tratamento.

 

A Instituição preza por defender os interesses dos pacientes oncológicos, considerados pobres e carentes, junto aos órgãos públicos, Municipal, Estadual e Federal, dando prioridade nos atendimentos oncológicos em Hospitais, Ambulatórios e afins, além de suporte na continuidade nos tratamentos oncológicos.

 

Faz parte também dos objetivos da APPO divulgar as ações da Instituição em prol dos pacientes oncológicos em tratamento, bem como a prevenção do Câncer através de panfletos, jornais, revistas, televisão e demais canais de comunicação pertinentes, com o intuito de que a consciência da população aumente e a mortalidade diminua. Para tal a Instituição divulga entre seus associados, informações medicas, farmacêuticas e de interesse dos pacientes, permitindo melhor orientação quanto ao tratamento a que são submetidos.

 

A APPO promove eventos com a finalidade de auxiliar os interesses da Instituição, bem como promover a união dos pacientes oncológicos, estabelecendo convênios e intercâmbios com Instituições Brasileiras e Estrangeiras que facilitem a vida e o tratamento dos pacientes oncológicos.

 

A Instituição realiza treinamentos e capacitação dos voluntários e funcionários da APPO, objetivando a atualização do trato com o paciente oncológico, incorporando as Diretrizes propostas pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

 

A Associação realiza atendimento, social, psicológico e jurídico, sempre que necessário, ao paciente oncológico, garantindo o acesso aos serviços públicos

 

Atualmente a APPO está em processo de execução de três projetos que tem por finalidade a conscientização da população com relação à importância da detecção precoce do Câncer de Mama.

 

O projeto Ir e Vir tem como meta desvendar o caminho para a linha de cuidado da saúde da mama no Município de Petrópolis/ RJ. Tal trabalho vai elaborar e distribuir material informativo referente ao fluxograma de atendimento em saúde da mama e câncer de mama.

 

O Sensimama é o projeto que vai dar voz as vitoriosas do câncer de mama e usar a vivencia pessoal de cada uma delas para criar um vídeo de sensibilização voltado a informa a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

 

Já o Multiplica replica: formando multiplicadores através da educação da mama nas escolas, consiste na criação de material impresso educativo lúdico na forma de revista em quadrinhos sobre a saúde da mama e câncer de mama que será utilizado como ferramenta para os professores trabalharem com os alunos da rede publica de ensino.

 

Os três projetos são muito importantes para a APPO, pois colocam em prática os compromissos estatutários de conscientizar e educar a população para a importância da detecção precoce do câncer.

 

Dentre as campanhas desenvolvidas estão “Quem, ama se Cuida!”, que desde 2004, sempre em novembro, por ocasião do Dia Nacional da Luta contra o câncer, promove palestras de conscientização e aplicação de questionários, em vias públicas, visando traçar um perfil de hábitos e costumes da população petropolitana. Com essa campanha a instituição atingiu parte considerável da população local orientando sobre os diversos tipos de câncer e sobre a necessidade de se manter hábitos saudáveis como fator preponderante de prevenção.

 

E foi nesse contexto de trabalho que após a participação no curso Curse for the cure promovido pela Susan G. Komen, que é a maior rede global de sobreviventes de câncer de mama e ativistas que lutam para salvar vidas, capacitar pessoas, assegurar cuidados de qualidade para todos e estimular a ciência a descobrir a cura do câncer, que a associação decidiu trazer para Petrópolis/RJ o Outubro Rosa, evento mundialmente conhecido.

 

A primeira edição do Outubro Rosa foi realizada no ano de 2009 visando à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Com a campanha a APPO promoveu uma grande mobilização da sociedade, bem como do poder público, principalmente com relação ao conserto de um mamógrafo que estava parado há quase três anos no Centro de Saúde, além da conscientização feita há mais de 1450 pessoas em palestras sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

 

Dentre as principais conquistas após a realização do Outubro Rosa 2009 estão a melhoria da percepção dos trabalhos da associação e o reconhecimento da importância das vitoriosas como exemplos positivos e imprescindíveis para que cada vez mais homens e mulheres pensem e se preocupem com a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

 

Visto todo o trabalho realizado em prol do paciente oncológico e de todas as conquistas obtidas ao longo de 18 anos de ações verdadeiras e motivadas pelo amor à vida, a APPO através de sua presidente, Ana Cristina Coelho Mattos, vem a público confirmar que não aceita verbas de partidárias e que tem como meta uma das principais metas diminuir a mortalidade diante dos casos de câncer de mama na cidade de Petrópolis.

 

Mais informações sobre a Associação e sobre os trabalhos que ela promove em Petrópolis podem ser obtidas na sede da APPO que fica localizada no Shopping Alberto Pereira Dias à Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232, Alto da Serra – Petrópolis/ RJ, através do (24) 2244-2005 ramal 225 ou ainda do e-mail anacristina@appo.org.br.

 

 

SERVIÇO

 

Ana Cristina Coelho Matos – Presidente da APPO

(24) 2244-2005 ramal 225 / (24) 8111-9080

anacristina@ctopetropolis.com.br

 

APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos

Shopping Alberto Pereira Dias

Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232

Alto da Serra – Petrópolis/ RJ

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – COMUNICAÇÃO LIVRE

Carla Coelho

carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS