Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  CLAUDIO DAUELSBERG QUARTETO

Data: 01/07/2010

CLAUDIO DAUELSBERG QUARTETO

 

O pianista, compositor, arranjador e produtor Claudio Dauelsberg conjuga com o seu piano os verbos estudar, combinar e reinventar a partir de diferentes correntes estéticas. Na programação do 10º Festival de Inverno promovido pela Dell’Arte, ele sobe ao palco para um show de jazz ao piano, acompanhado pelos consagrados Ney Conceição (baixo), Pascoal Meirelles (bateria) e Fernando Trocado (saxofone). A apresentação será realizada na próxima terça-feira, dia 6 de julho, a partir das 20h no Palácio de Cristal. No repertório estão composições de Claudio Dauelsberg e improvisações em cima de temas de outros compositores, como Miles Davis, Coltrane, Parke e Jobim.

 

Claudio Dauelsberg tem um extenso currículo de shows no Brasil e exterior, que vão desde apresentações solo à concertos com Orquestras Sinfônicas. O artista transita entre diferentes estilos: do PianOrquestra à Grande Banda Carioca; de um trabalho étnico com o senegales Mamour Ba à musica contemporânea de Cage ou um grupo de improviso entre piano, baixo e bateria do Paisagens Brasileiras (Montreux); do Duo Fenix  (à Orquestra de Camera de Moscou com o Cd Bach . E ainda faz parte de um quinteto reunindo expressivos Músicos da Noruega CD Ventos do Norte. Entre os projetos recentes que participou como músico e arranjador constam trilhas pro Balé Guaíra, Tv Globo e outros.

 

Trabalhou como instrumentista e produtor em mais de 50 discos. No âmbito da produção, já atuou em dezenas de concursos culturais, mostras e exposições, e trilha sonora de filmes.

 

A música brasileira e seu diálogo com as outras culturas vêm sendo o campo de atividade deste pianista, arranjador, compositor e produtor que realizou diversas viagens na Europa, Canadá e EUA com o objetivo de conhecer melhor a produção musical local e estabelecer pontes e redes de trocas.

 

Ney Conceição é músico autodidata, contrabaixista, arranjador e compositor, participou de inúmeras gravações, e tocou com grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, como: Airto Moreira, Arthur Lipner - com quem gravou em NY, Carlos Malta, Cláudio Daeulsberg - com quem excursionou pelo Brasil e Europa, incluindo participação no festival de jazz de Montreaux, quando gravaram CD ao vivo, Danilo Caymmi - fazendo turnês pelo Brasil e Europa, João Donato, Márcio Montarroyos, Marco Rezende, Marcos Amorim, Moraes Moreira, Naná Vasconcelos, Pascoal Meirelles, Paulinho Trumpete, Paulo Moura, Roberto Menescal, Sivuca, Sebastião Tapajós - excursionando por inúmeras cidades brasileiras, turnês na Europa nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000, e América Latina, além da gravação da trilha sonora de um longa metragem, "Lendas Amazônicas", e sete cds de carreira do mesmo, Zé Keti entre outros.Com Robertinho Silva gravou o cd, "Jaquedu". Em 2005 lançou seu primeiro disco solo e todo autoral intitulado "Ney Conceição". Atualmente, junto com Kiko Freitas e Nelson Faria, faz parte do trio que acompanha o cantor e compositor João Bosco, com o qual gravou o cd "Malabarista do Sinal Vermelho" e o primeiro DVD do artista, "Obrigado Gente!", e se apresentou no "Blue Note" de Tókio e New York, e toda a Europa.

 

O Baterista Pascoal Meirelles começou aos dezesseis anos sua carreira profissional tocando em night-clubs. Em 1967 ele se mudou para o Rio de Janeiro e logo passou a pertencer ao combo de Paulo Moura. Pascoal tocou e gravou com grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Luis Bonfá, Chico Buarque, Ivan Lins e Edu Lobo. Em 1975 ele foi estudar na famosa e prestigiada Berklee College of Music, em Boston. Nessa época, participou do disco de Tom Jobim, "Terra Brasilis". Ele se graduou em 1979 e assim que retornou ao Brasil, iniciou trabalhos com Gonzaguinha e Wagner Tiso. Gravou o seu primeiro álbum, "Considerações a Respeito", em 1981, o qual foi seguido pela gravação de "Tambá" (83), "Anna" (87), "Paula" (92) e "Considerações" (95) - uma compilação dos três primeiros trabalhos.

 

Ministrou treze workshops na Dinamarca e Suécia. Lecionou no curso de verão da Escola de Música de Brasília e realizou workshop no Segundo Encontro de Percussionistas Sul-americanos, no Rio Grande do Sul.

 

Fernando Trocado é saxofonista e estudou com José Freitas, Paulo Moura, Idriss Boudrioua e Ion Muniz. Tem larga experiência e prestigio, tendo tocado em diversos grupos instrumentais tais como Orquestra Vittor Santos, Saxophonia, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, Orquestra Oficina, Orquestra de Sax, Linha 176, Tomás Improta Quinteto, UFRJazz Ensemble, Xekerê, tendo participado tambem dos grupos de Dôdo Ferreira, Marcos Amorim, Cláudio Daulsberg, Ronaldo Diamante, Paulo Midosi além de apresentar-se com artistas como Francis Hime, Daúde, Jamelão, Luís Melodia, Bibi Ferreira e Eduardo Dussek. Participou,como intérprete, de Bienais e Mostras de Música contemporânea. Gravou com alguns dos artistas acima, como Saxophonia, Orquestra de Sax, Tomás Improta, Idriss Boudrioua/Alexandre Carvalho, Marcos Amorim, Dôdo Ferreira, Ronaldo Diamante e também com Nó em pingo d´água, Tânia Alves, Roberto Carlos, Martinho da Vila, entre outros. Tem participado como músico também em peças de teatro, como "Obrigado, Cartola", "Ópera do Malandro", "No passo do compasso", "Somos irmãs", "Papagueno", "O Cavalinho Azul" e na "Ópera dos três vinténs". Lecionou saxofone na UFRJ e nos Seminários de Música Proarte e em outras escolas de música, como Artemúsica e Allegro.

 

A apresentação é grátis mediante doação de 1kg de alimento não-perecível ou um cobertor para a Campanha da Solidariedade do Festival. O evento faz parte da série Cristal Jazz do Festival de Inverno.

 

REPERTÓRIO

1. Além das Imagens - (C. Dauelsberg)

2. Canto dos Hebreus -(C. Dauelsberg)

3. Confirmation - (C. Parker)

4. Blue in Green- (M. Davis)

5. Giant Steps- (J. Coltrane)

6. Jardim Botânico - (C. Dauelsberg)  

7. Ventos do Sul (C. Dauelsberg)

8. Insensatez (Jobim)

9. Ingênuo (Pixinguinha)

10. Estudo n2 (C. Dauelsberg)

11. Festa no Sertão (Villa Lobos) 

12. Choro a Luz de Velas (C. Dauelsberg)

 

VÍDEO

http://www.sendspace.com/file/5qzmpu

SERVIÇO

6 de julho : terça
Local : Palácio de Cristal – Cristal Jazz
Horário :  20:00 (abertura às 19:00 com Encontro de Cordas)
Atração : Claudio Dauelsberg
com Pascoal Meirelles, Ney Conceição e Fernando Trocado
Ingresso : Entrada Franca mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível no local do evento

10 º Festival de Inverno de Petrópolis
25 de junho a 18 de julho de 2010

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA NACIONAL

Reg Murray

reg@mls.com.br

(24) 2221-0987/ (21) 8892-1549

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA LOCAL

Carla Coelho

carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS