Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Vida Comunitária >> Entidades de Cunho Popular
   
  CORAL MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS COM ENTRADA GRATUITA NO THEATRO DOM PEDRO

Data: 30/06/2010

CORAL MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS COM ENTRADA GRATUITA NO THEATRO DOM PEDRO

 

A apresentação será realizada na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, a partir das 20h, dentro da programação do 10º Festival de Inverno de Petrópolis promovido pela Dell’Arte. Regido pelo Maestro Paulo Afonso e com a participação de Theo Nogueira da Matta e Waly Vobghof nos pianos, o coral vai apresentar no programa o festival Brahms.

 

Fundado em maio e 1976 pelo Maestro Ernani Aguiar, e regido por 11 anos pelo Maestro Gilberto Bittencourt, o Coral Municipal de Petrópolis figura hoje como um ícone cultural da cidade, responsável pela execução de obras importantes e pelo enriquecimento musical de grandes músicos, que hoje representam e orgulham a cidade de Petrópolis com seu trabalho pelo Brasil e no Exterior.

 

Possui atualmente em seu quadro 38 cantores, e desde 2001, tem como regente o Maestro Paulo Afonso dos Santos Filho, sob a direção e coordenação da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

 

No decorrer de sua longa existência, o Coral Municipal já foi responsável por estréias de peças famosas no Brasil, como a “Missa Coralis”, de Lizst, e a “Missa para Coro e Órgão”, de Brahms. Executou ainda apresentações memoráveis, tal como a “Missa da Coroação”, de Mozart, em comemoração aos 10 anos de sua fundação.

 

Em sua trajetória, o Coral Municipal foi prestigiado com composições criadas especialmente para ele, presenteadas pelos compositores Ricardo Tacuchian, David Corenchendler, Guerra-Peixe e Guilherme Bauer, entre outros.

 

Em suas várias atuações, já se apresentou com a Orquestra da Casa do Estudante do Brasil, Camerata Abrarte, Orquestra de Câmara da Uni-Rio, Orquestras Sinfônicas: Brasileira, Nacional, de São João Del Rei, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Orquestra Lira Ceciliana de Prados.

 

Em 2001, no ano em que comemorou 25 anos, o Coral Municipal de Petrópolis participou de apresentações significantes, tais como: Cantata 147, de J.S. Bach, em conjunto com a Orquestra Filarmônica de Sopros; apresentou-se no 7º Curso Internacional de Regência Coral, na Casa Rui Barbosa, patrocinado pela Oficina Coral do Rio de Janeiro; apadrinhou o Coral Infantil da Instituição filantrópica “Irmandade do Divino Espírito Santo” - IDES de Florianópolis, criado pelo Maestro Gilberto Bittencourt, no ato de sua investidura; participou do 12º ENCORAMA Encontro Internacional de Corais de Maceió, onde se destacou em uma brilhante apresentação, pela qual recebeu nota máxima em sua avaliação. Na 13ª edição do ENCORAMA, o Coral Municipal voltou a Maceió, como convidado pelos organizadores do evento.

 

Devido às várias apresentações que o Coral executou fora do Estado do Rio de Janeiro, apresenta-se hoje como um ponto de referência do canto coral no Brasil, e continuará a divulgar seu trabalho, ampliando seu campo de atuação e a qualidade de seu repertório, para que cada vez mais possa trazer cultura e elevar o coração daqueles que o assistem, através da expressão máxima da voz humana: o canto!

 

Programação completa no site www.dellarte.com.br

 

SERVIÇO

Data : 30 de junho, quarta
Local : Theatro D. Pedro
Horário : 20:00
Atração : Coral Municipal de Petrópolis
Maestro Paulo Afonso

Pianos: Theo Nogueira da Matta e Waly Vobghof
Programa : Festival Brahms

Ingresso : Entrada Franca mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível no local do evento

 

10 º  Festival de Inverno de Petrópolis
25 de junho a 18 de julho de 2010

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Reg Murray

reg@mls.com.br

(24) 2221-0987/ (21) 8892-1549

 

Carla Coelho

carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS