Petrópolis, 24 de Abril de 2019.
Matérias >> Gestão Participativa e Transparência >> Audiências Públicas
   
  Câmara Municipal vai debater Educação em audiência pública no dia 4 de setembro

Data: 29/08/2014

 

 

Câmara Municipal vai debater a Educação em audiência pública no dia 4 de setembro
 
Diário de Petrópolis, Sexta-feira, 29 de agosto de 2014
 
 

Questões ligadas a educação na rede municipal de ensino serão debatidas em uma audiência pública no dia 4 de setembro, às 14h, na Câmara de Vereadores. Entre os assuntos que serão discutidos estão o cumprimento da lei de 1/3 para planejamento de aula e a redução da carga horária dos funcionários administrativos de 40h para 30h semanais - reivindicações apresentadas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE). Na tarde desta quarta-feira (27) o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), recebeu diretores do SEPE no plenário da Câmara. A reunião foi acompanhada por mais de 90 profissionais da educação.


“Agradeço a confiança que mais uma vez estes profissionais demostram ter na Câmara de Vereadores. Esta casa sempre esteve e continuará de portas abertas para recebê-los e colocar em debate as questões importantes para a nossa cidade, como a educação. Cada um dos profissionais que está aqui hoje tem um papel importante na construção da sociedade petropolitana e no futuro da nossa cidade. Saímos desta reunião com uma data definida para promover o debate, pois acreditamos que este é o papel do legislativo”, considera Paulo Igor.


Entre as reivindicações do Sindicato estão as melhorias nas condições de trabalho nas unidades escolares , a necessidade de realização de concurso público para a educação e os convênios da rede municipal. A reunião foi acompanhada pelos integrantes da Comissão da Educação da Câmara, Gilda Beatriz (PMDB) e Luizinho Sorriso (PROS). Vereadores Silmar Fortes (PMDB), Roni Medeiros (PTB), Anderson Juliano (PT) e Reinaldo Meirelles (PTB) também participaram da reunião.


“A Câmara vem acompanhando há muito tempo a questão da educação em nossa cidade. Mais que promover o debate, a Câmara não pode se furtar à responsabilidade de auxiliar na articulação entre as partes para resolver os problemas e melhorar a qualidade da educação para nossas crianças”, pontua a vice presidente da Comissão da Educação, vereadora Gilda Beatriz.


Para a audiência pública a Comissão vai convocar representantes da Secretaria de Educação, de Administração e de todos os órgãos do executivo ligados de alguma forma a questão da educação. “Este é um tema que precisa ter prioridade. Nossa intenção é discutir os quatro pontos apresentados pelo SEPE e todos os demais assuntos ligados a educação. É importante conseguirmos avançar na busca de soluções para que os profissionais tenham melhores condições de trabalho e alunos da rede pública tenham uma educação de qualidade”, completa o integrante da comissão da Câmara, Luizinho Sorriso.




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS