Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Gestão Participativa e Transparência >> Audiências Públicas
   
  Ótimas notícias

Data: 26/05/2009

Ótimas notícias

 

            Recebi, nestes últimos dias da semana, um lote de notícias que esquentaram meu coração de apaixonado por participação popular. Cito-as, com as fontes, para que o mérito seja adequadamente atribuído. E peço ao Portal dadosmunicipais para que publique este resumo e o remeta para os membros de seu Comitê Gestor.

 

1 – O Fórum Popular sobre Mobilidade Urbana resultou na convocação da VI Conferência de Transportes e Trânsito. Será, segundo entrevista do Presidente Correa da CPTrans, no Auditório do Museu Imperial (Concha Acústica), Bosque do Imperador. Sábado, 6 de junho. Haverá uma palestra de autoridade na matéria, serão prestadas algumas  homenagens e eleitos os 11 representantes da Comunidade no COMUTRAN. Inscrições de cidadãos e cidadãs para eleitores e candidatos, na CPTrans; deve ser possível por e-mail, mas vale a pena esperar informações mais detalhadas ou indagar na Companhia. A volta do COMUTRAN depois desse inaceitável ocaso alegra a todos os petropolitanos.  

 

2 – A Câmara Municipal mostrou sensibilidade (obrigado!) e alterou a sistemática da Audiência Pública sobre a LDO para 2.010. Agora, teremos uma palestra explicativa no dia 1º de junho, 18h30, o prazo para emendas foi estendido até 08 de junho 18h00, e os autores terão ensejo de  defendê-las nessa mesma 2ª feira, 08.06, às 18h30. Considerando que o RI de 1.992 deve ser cumprido, eu diria que a Câmara fez o máximo que lhe era possível. Cumprimento o Presidente Bernardo Rossi, a Mesa e o Plenário. Se o diálogo população / Legislativo tivesse se dado sempre neste nível, Petrópolis estaria em outro patamar.

 

3 – Recebo um telefonema do Secretário (Planejamento) Agnaldo Goivinho, meu amigo e irmão de ideais, que dispara uma saraivada de boas novas. A 2ª Audiência Pública sobre o Plano Diretor foi adiada do dia 30 de maio para 20 de junho, evitando o sufoco que estava ocorrendo. Eu já ia chorar de alegria, mas Goivinho tinha mais “munição”.

 

4 - Os responsáveis pelos cinco grupos de Trabalho eleitos em 38 de março vão concluir seus Relatórios com calma e publicar suas atas (aqui no dadosmunicipais, com certeza, e penso que em todos os veículos de comunicação de Petrópolis), dando tempo às pessoas para ler, formar juízo e se prepararem para uma 3ª Audiência Púbica, na virada de junho para julho. Nessa ocasião, a sociedade vai poder entender e debater os planos setoriais complementares ao Plano Diretor apresentado em 28 de março. Em outras palavras, num esforço notável, Secretários de pastas-chave, Conselhos correspondentes e GTs vão preparar trabalhos que definirão as propostas de linhas mestras que seus setores observarão nos próximos anos. O nosso Plano Diretor conterá um Anexo que falará de Saúde, de Habitação Popular, de Economia, entre outros. Como o COMUTRAN já estará constituído, vejam o leque amplo do que vai ser tratado.

 

5 – E, assim, vamos contar com uma LDO digna do nome, com um PD completo, com uma base adequada ao Plano Plurianual. Petrópolis, enfim, estará novamente sobre os trilhos que a levarão onde todos – povo e administradores eleitos pelo povo – queremos que esteja em breve. Cabe, creio, a cada um de nós, contribuir com os seus talentos para a obra comum. Gostemos mais deste ou daquele Governante - presente, passado ou futuro - esse sentimento não pode interferir no nosso dever de cidadania, até porque estamos tratando de políticas públicas de médio e longo prazo. Eu sou vascaíno, e daí? Executivo e Legislativo estão fazendo o certo, cabe-nos cuidar do que ninguém pode fazer por nós: PARTICIPAR.

 

 

Autor: Philippe Guédon




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS