Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Legislação >> Plano Diretor e Leis Complementares
   
  CDL realiza primeira reunião do Fórum de debates sobre desenvolvimento econômico de Petrópolis

Data: 21/01/2009

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis reuniu, no seu auditório, mais de 20 instituições representativas da indústria, comércio, alta tecnologia, turismo e educação, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município. Realizada na última quarta-feira, a primeira reunião do fórum discutiu alternativas para o desenvolvimento econômico da cidade que possam ser incluídas no planejamento municipal que a prefeitura precisa encaminhar à Câmara no mês de abril.

 

Para o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, esta é uma oportunidade única para que a sociedade civil organizada possa participar de fato da construção de uma nova cidade.

 

"Este é um trabalho de médio e longo prazo, mas nós estamos dispostos a encarar este desafio. Nosso objetivo é propor alternativas para incrementar a renda no município, mas sugestões que sejam viáveis e possam ser executadas, utilizando para isso todos os mecanismos de participação popular que a legislação coloca à disposição da sociedade civil", explicou Cláudio.

 

Para mostrar as possibilidades de participação popular que a legislação permite, a primeira palestra da noite foi do Philippe Guedon que falou sobre o planejamento municipal visto sob o ângulo da sociedade civil ressaltando a necessidade de participação popular já que, segundo ele, de forma alguma a sociedade pode estar omissa nessa questão.

 

Falando em nome do Legislativo, o vereador Gil Magno também ressaltou que o povo petropolitano não pode abrir mão de discutir e participar, e afirmou que a nova mesa diretora da Câmara é independente e sempre buscará o melhor para Petrópolis e colocou-se à disposição para o debate.

 

"Nós temos um compromisso de construir políticas públicas junto com a sociedade e, por isso, estou convidando todos os empresários aqui presentes para, se for do interesse de vocês, utilizar o espaço físico da Câmara para reuniões desse tipo", afirmou Gil Magno.

 

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Goivinho, que estava representando o prefeito Paulo Mustrangi afirmou que o governo municipal que acaba de tomar posse quer democratizar os espaços para o diálogo, recriar ou reativar conselhos municipais que ficaram esquecidos nos últimos anos, ressaltando que o governo municipal não deseja ser apenas o indutor das políticas públicas, mas sim um sinalizador incentivando sempre a participação popular.

 

"A sociedade deve se mobilizar e participar, sem dúvida, mas deve também ter responsabilidade sobre as propostas apresentadas principalmente para que as soluções apontadas pelas entidades aqui presentes sejam viáveis, porque a sociedade não é coadjuvante e sim a protagonista desse processo", explicou Goivinho.

 

Além da CDL, estiveram presentes representantes da Arte, Acep, Firjan, Sicomércio, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Comtur, Petrópolis Tecnópolis, Abih, LNCC, Sindicato das Confecções, Grupo de Apaixonados por Petrópolis, UCP, Universidade Estácio de Sá, Cefet, Pólo Moveleiro do Bingen, Iphan, Sesc, Senac, Sebrae e OAB.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis - 16 de janeiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS