Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT6 - Cidadania
   
  Defesa Civil: Exército vai atuar em caso de desastres

Data: 28/09/2019

 

Defesa Civil: Exército vai atuar em caso de desastres

Militares do Batalhão Pedro II estão recebendo treinamento, coordenado pelo secretário de Defesa Civil de Petrópolis, Paulo Renato Vaz (foto). A unidade militar dará apoio à Defesa Civil em operações de socorro, em casos de desastres naturais.


Exército vai apoiar operações da Defesa Civil

Começa na próxima segundafeira o Exercício da Força de Apoio do Exército aos agentes da Secretaria de Defesa Civil. O 32° Batalhão de Infantaria Leve (Batalhão Dom Pedro II), na Vila Militar, será o palco do primeiro dia de atividades com a abertura às 14h seguido de uma reunião operacional entre os órgãos envolvidos no treinamento. O simulado seguirá sendo realizado até sexta e tem o objetivo de preparar as equipes para o atendimento dos tipos de desastres de origem natural mais comuns em Petrópolis: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendavais e tempestades de raio.

Na terça-feira, às 15h, será a formatura geral do evento, com a apresentação das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Civil e Federal, Samu, PRF, Ministério Público, Sesc, Receita Federal, IML, Cruz Vermelha, Rádio Amadores e secretarias municipais de governo. A partir de quarta-feira, começam as atividades práticos em Itaipava, no Vale do Cuiabá e no Alto Independência. O simulado terá como base os números da tragédia de 2011 na Região Serrana.

“A nossa gestão prioriza a prevenção, trabalhando de forma antecipada e organizada. A parceria com o Exército é fundamental no atendimento da população em caso de ocorrência no período de chuvas fortes”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, lembrando ainda que foi na sua gestão que o município criou planos de contingencia para as ameaças de inverno e de verão, além de realizar treinamentos com os moradores periodicamente.

A iniciativa do 32° Batalhão tem o objetivo de preparar de forma preventiva as equipes. “Serão cinco dias de treinamento. Petrópolis ganha muito com esse trabalho em conjunto. A gente prioriza sempre a prevenção, mas não se pode deixar de estar preparado para o desastre”, explicou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

O trabalho integrado em conjunto do Exército com a Defesa Civil acontece desde 2017, quando mais de 200 pessoas participaram do Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec). No ano passado, os agentes participaram do Simpósio de Força de Ajuda Humanitária, também realizado no 32° Batalhão.

“É fundamental que a Defesa Civil trabalhe em conjunto com as Forças Armadas para que em um momento de catástrofe, a resposta seja mais rápida e eficaz. Será mais um treinamento muito proveitoso para a nossa equipe e também para os militares”, completa o coronel Paulo Renato.

 



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS