Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT2 - Saúde
   
  Petrópolis prepara evento sobre políticas públicas de saúde mental

Data: 17/10/2019

 

Petrópolis prepara evento sobre políticas públicas de saúde mental


A Prefeitura vai organizar um evento em 2020 para debater políticas públicas na área de saúde mental. O objetivo é reunir especialistas de Petrópolis e de municípios vizinhos que possam tratar do tema e vai ter o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, o Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE) e a TurisPetro se reuniram para iniciar o planejamento junto à ABP.

“Nós temos um sistema de saúde que cresce em atendimentos a cada ano e que conta também com uma grande rede de assistência nas áreas de psicologia e psiquiatria. Ter esse fórum em Petrópolis que vai debater a saúde mental é extremamente importante para que o município possa avançar ainda mais nessa questão e dar um suporte cada vez melhor para os pacientes”, afirmou o vice-prefeito Baninho.

O município conta com Centro de Atenção Psicossocial em Itaipava e no Centro, além de outros Caps que dão o suporte aos pacientes de diferentes diagnósticos, incluindo o voltado para os usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD III) e o Infanto-juvenil (CAPS I).

Para dar suporte ao atendimento a pacientes com algum tipo de transtorno mental, o município conta com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que oferece o serviço de urgência/emergência psiquiátrica durante 24 horas em regime de plantão no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE). A unidade dispõe de 10 leitos para internação (Leitos 72 horas), para casos em que é necessário um maior tempo de estabilização em pacientes que apresentem quadros psiquiátricos, inclusive depressivos graves com ideação suicida.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS