Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT6 - Cidadania
   
  Projeto Minha Aurora: mais de mil estudantes participam de palestras

Data: 03/01/2020

 

Projeto Minha Aurora: mais de mil estudantes participam de palestras

 

Desde o mês de março do ano passado, 1.206 crianças da rede municipal de ensino participaram das palestras de conscientização sobre violência doméstica, ministradas pela delegada da 106ªDP, Juliana Ziehe, com o projeto “Minha Aurora”, criado pela Polícia Civil, em parceria com a prefeitura de Petrópolis, através do Gabinete da Cidadania.

A iniciativa do Projeto Minha Aurora criou um novo modelo de atendimento de saúde e social a vítimas de estupro e tem um trabalho educativo de orientação sobre como identificar e agir em casos de abuso sexual. Ao mesmo tempo, os novos equipamentos do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) vão auxiliar a Polícia Civil a dar uma resposta mais rápida – velocidade no resultado do exame que comprova o abuso sexual - nas investigações desses crimes. As ações de conscientização já passaram por dez escolas municipais, com o apoio do Gabinete da Cidadania.

“O ano de 2019 foi muito importante, pois implementamos o projeto Minha Aurora em parceria com a prefeitura realizando diversas palestras nos colégios municipais. Distribuímos cartilhas para prevenção do crime de estupro e tiramos dúvidas das crianças e adolescentes que são as maiores vítimas deste crime. Aproximamos a população da polícia civil, através das informações e conseguimos atingir nosso objetivo. Ano que vem os trabalhos continuarão”, destacou a delegada da 106ª Delegacia de Polícia, Juliana Ziehe.

Durante quase todo ano letivo, os alunos puderam ter mais conhecimento sobre crimes cibernéticos, violência doméstica, abuso sexual e estupro, bullying, lei Maria da Penha entre outros. O grupo recebe informações também sobre a ampla rede de atendimento que a cidade oferece para este tipo de caso. A vítima possui assistência na rede de saúde; no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); Sala Violeta no fórum de Itaipava, além da sala Lilás que já está em fase de finalização.

“Executamos em parceria com o projeto Minha Aurora, através da Secretaria de Educação, com as escolas da nossa rede. Conseguimos atingir mais de mil crianças e adolescentes e observamos o grande interesse dos jovens durante a palestra. O resultado é muito eficiente e muito gratificantes e vamos continuar com esta parceria em 2020”, finalizou a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS