Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Reunião discute infraestrutura das comunidades situadas às margens da BR-040

Data: 11/06/2015

 

 

Reunião discute infraestrutura das comunidades situadas às margens da BR-040

Diário de Petrópolis, 11/06/2015

 

Moradores de comunidades situadas às margens da BR-040 estiveram presentes na manhã de hoje em reunião na Casa dos Conselhos. O encontro teve o objetivo de buscar soluções para os problemas enfrentados pela população da localidade, que sofre com a falta de fornecimento de água, luz residencial e iluminação pública.

A demanda surgiu durante a Audiência Pública que discutiu o tema “Remoções na BR-040 e a Violação ao Direito à Moradia Digna”, realizada no dia seis de maio na Câmara Municipal, quando moradores se manifestaram e relataram outros problemas enfrentados nas comunidades, envolvendo as concessionárias de água e luz que atuam no município. Foi relatado ainda por alguns moradores que é cobrada taxa de

Contribuição de Iluminação Pública em locais onde o serviço não é oferecido.
Na ocasião o secretário de Habitação, Jorge Maia, se comprometeu a agendar uma reunião entre os moradores e o Grupo de Trabalho de Áreas de Preservação Permanente (Gtap), formado pelas secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Defesa Civil; pela Procuradoria Geral do Município; Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Instituto Chico Mendes (ICM-Bio); as concessionárias Ampla e Águas do Imperador e pelos Ministérios Públicos, Estadual e Federal. O encontro seria articulado pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos e pelo vereador Silmar Fortes, com o intuito de buscar soluções para as demandas nas comunidades.

Durante o debate ficou acordado que os moradores, com o auxílio do CDDH, providenciarão os documentos que serão entregues no dia 15 de junho, às 15 h, na Secretaria de Meio Ambiente. O Gtap fará então uma análise das informações encaminhadas, para posteriormente preparar um cronograma, programando visitas a esses locais. O resultado será apresentado na próxima Audiência Pública, sobre as remoções na BR-040, dia 8 de julho, às 18h30, na Câmara Municipal de Petrópolis.

 

O vereador Silmar Fortes (PMDB) comemorou o avanço proporcionado pelo encontro. “Foi uma reunião onde todos puderam se manifestar, fazer o uso da palavra e colocar os problemas de cada uma das comunidades situadas às margens da BR-040. Este é um processo de construção coletiva, pois envolve a prefeitura, Águas do Imperador, Ampla, Legislativo, Ministério Público e Inea, enfim, compreendemos as dificuldades, mas sabemos que essa população espera essa resposta há muito tempo”.

Participaram também da reunião: Jorge Maia (secretário de Habitação), Almir Schmidt (secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Paulo Marcos dos Reis (Procurador Adjunto do Contencioso Cível), além de representantes do CDDH, Inea, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, e Ampla.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS