Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Obra no túnel da Nova Subida da Serra de Petrópolis, RJ, é liberada

Data: 07/03/2015

 

G1 - Região Serrana - 07/03/2015 15h26 - Atualizado em 07/03/2015 15h26

Obra no túnel da Nova Subida da Serra de Petrópolis, RJ, é liberada

Nova vistoria foi feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Interdição parcial aconteceu em 20 de fevereiro após morte de operário.

 

Emboque do túnel da nova subida da serra de Petrópolis (Foto: Andressa Canejo/G1)

 

Após duas semanas de interdição parcial, foram retomadas na noite desta sexta-feira (6) a obra de perfuração do túnel em construção na Nova Subida da Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no Km 85,5 da BR-040. As intervenções no trecho onde fica a janela do túnel estavam paralisadas desde o último dia 20 de fevereiro após a morte de um operário que foi esmagado por uma pedra no dia anterior. A decisão foi tomada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que retornou ao local nesta sexta para uma nova vistoria. A obra foi liberada após a auditora-fiscal Elaine Castilho aprovar as adequações exigidas pelo órgão para garantir mais segurança aos trabalhadores.

O refeitório, que antes era uma tenda, passou para um alojamento recém-construído. Os banheiros foram reformados e um corrimão de segurança foi instalado. Além de uma área de vivência, também foi criada uma rota de fuga - uma passagem para pedestres para protegrer das muitas máquinas e caminhões que acessam o túnel. As mangueiras de ar comprimido e de água também foram revisadas.

“A empresa cumpriu todas as exigências de segurança e agora os trabalhadores que atuam nessa escavação de rocha dentro do túnel podem fazer as atividades normais”, explicou a auditora-fiscal do MTE.

A vistoria foi acompanhada pelo engenheiro de segurança do consórcio Triunfo, Marcos Abelha, e pelos presidentes do sindicato que representa os operários, Josimar Campos de Souza, e da Construção Civil, José Maria Rabelo.

“Foi bem satisfatória para nós e para os trabalhadores viver uma segurança melhor hoje, porque o trabalhador estava expostos a riscos de acidentes no local da perfuração“,comentou José Maria.

Mas o presidente do (Siticommm), que representa os operários, alerta para as outras vias de acesso ao túnel e para a continuidade do trabalho de vigilângia nas obras. De acordo com ele, ainda existem irregularidades no emboque e desemboque do túnel.

“Queremos que o consórcio indique um perito para que possamos criar um laudo em conjunto para fazer essas verificações e o que estiver irregular ser corrigido”, observou Josimar.

A reunião do Sitticommm com os representantes do consórcio Triunfo, para fazer o pedido do perito, está prevista para o próximo dia 16 de março.

 

saiba mais




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS