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  Atual pista de subida da Serra pode virar estrada parque

Data: 14/09/2014

 

Atual pista de subida da Serra pode virar estrada parque

Tribuna de Petrópolis, 14 de Setembro de 2014

 

 

Uma autorização liberada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) prevê que a Concer transforme a atual pista de subida da serra em uma estrada parque. O assunto foi discutido esta semana durante a reunião extraordinária da Frente Pró-Petrópolis (FPP), que aconteceu na sede da Firjan. Na ocasião, foram discutidos pontos como a questão da preservação, a possível criação de cancelas com cobrança de pedágio e a ideia de atrair atividades econômicas de gastronomia e hotelaria para o local. Um dos objetivos é evitar a ocupação irregular. 

A autorização  prevê ainda que a Concer, concessionária responsável pela BR-040, apresente um plano de monitoramento e ação para mitigar os impactos do potencial problema de aumento da ocupação na atual subida, a restrição e controle do tráfego de veículos a partir da entrada em operação da nova pista, além de instalar cancelas e câmeras de monitoramento e apresentar um estudo de viabilidade para interrupção do tráfego no trecho que pode ser destinado à criação de uma nova unidade de conservação. Além disso, a autorização conta com a apresentação de um plano de ação detalhado para resolver o problema de ocupação às margens da rodovia. 

O coordenador da FPP, Philippe Guédon disse que se não houver pedágio, nem controle, a nova subida da serra pode ser alvo de invasões. Ele também levantou a hipótese de que os bairros Independência e o Duques se unam após a inauguração da nova pista de subida da serra. 

Jonny Klemperer, representante da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) acredita que já ficaram claras as obrigações da Concer com relação a antiga pista de subida. “A concessionária continua sendo responsável por ela mesmo depois que a nova for inaugurada”, disse ele, revelando que já estão sendo feitos contatos com empresas de gastronomia e ecoturismo para que se instalem no trecho de 4 milhões de metros quadrados no entorno da subida. Além disso, Jonny revelou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está disposta a fazer no local um horto de plantas medicinais da Floresta da Mata Atlântica. “São atividades autossustentáveis de preservação e proteção. A antiga pista deve funcionar apenas como via alternativa emergencial e esporádica, uma vez que a área será protegida e controlada”, disse ele, mencionando que em Bauru existe um exemplo de estrada parque que funciona desta forma. 

Jonny afirmou ainda que deve ser criada uma entidade multifacetada para administração do espaço, onde o ICMBio e a prefeitura também devem participar. 

O pesquisador Antônio Pastori acredita que a preservação não vai engessar a rodovia e que realmente é necessário que surjam opções para atividades econômicas no local. Mas, ele ressaltou que antes de implantar essas atividades é necessário que haja uma audiência pública. 

Para Fernando Varella, que participou da reunião representando a NovAmosanta é preciso ter mais estudos e mais comparações antes que seja decidido algo. 

Aline Rickly
Redação Tribuna




 

 

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