Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Concer vai desapropriar 13 imóveis no Duarte da Silveira

Data: 27/08/2014

Concer vai desapropriar 13 imóveis no Duarte da Silveira


Diário de Petrópolis, Quarta-feira, 27 de agosto de 2014

 

As indenizações correspondentes a 13 imóveis que podem ser removidos com a nova entrada da pista de subida da serra serão discutidas em um encontro, segunda-feira, às 13h, entre o presidente da Concer, Pedro Jonsson, e moradores da Duarte da Silveira, na própria comunidade. Prazo para entrega dos imóveis, cálculos de valor das propriedades, indenizações e prazos de pagamento serão a pauta do encontro determinado em uma reunião realizada nesta terça-feira, entre uma comissão de moradores e o presidente da concessionária, atendendo pedido do deputado Bernardo Rossi (PMDB) presidente da Comissão Especial instituída pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que acompanha as obras da nova pista da BR-040 e seus impactos na vida urbana de Petrópolis.  

 

“O objetivo é que a concessionária se comprometa com os moradores, defina prazos, proponha o valor das indenizações e que esteja envolvida e responsável neste processo. Não estamos falando puramente de 13 imóveis. Trata-se de 13 famílias de petropolitanos, trabalhadores que moram há 30, 40 anos, na região”, aponta Bernardo Rossi.

 

Presidente da Concer se manifesta

 

Na reunião, a concessionária apontou que o número de imóveis a serem removidos na Duarte da Silveira é definitivo: “são 13 imóveis. O projeto inicial, que previa a retirada de 45 propriedades, foi alterado e caímos para este número”, afirma Pedro Jonsson.  

 

O presidente da empresa que opera a Rio-Petrópolis-Juiz de Fora se comprometeu ainda com os moradores que deixarão de ser removidos, mas que não estiverem satisfeitos da proximidade de suas casas junto à estrutura da rodovia, em propor indenizações se as famílias optarem em deixar os imóveis.

 

“Ficou claro nas audiências públicas que falta envolvimento da Concer com a comunidade da Duarte da Silveira, por isso esses encontro e outros que devem se suceder. É esse mesmo envolvimento que a Comissão, na Alerj, cobra da empresa junto aos petropolitanos, os principais interessados com a nova pista e os mais lesados em alta tarifa de pedágio e uma estrada atual sem condições mínimas de conforto”, considera Bernardo Rossi.

 

Moradora participa da reunião

 

 

Para Joseane Batista Dias Ribeiro, que participou do encontro, a reunião retomou as esperanças dos moradores em terem clareza no processo e voz ativa. “Sejam 13 ou 40 imóveis removidos o tratamento precisa ser transparente com definições precisas de indenizações e prazos. Há dois meses recebemos representantes da empresa no bairro falando que em setembro precisaríamos deixar nossas casas ao mesmo tempo em que equipes faziam medição dentro de nossos imóveis para calcular o valor das casas. Isso, sem um documento oficial. Hoje, a reunião com um documento assinado pelo presidente da empresa apontando os 13 imóveis relacionados e o compromisso de estar conosco na segunda-feira colocando suas equipes para trabalhar e resolver a situação”, afirma . 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS