Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Caminhoneiros reclamam do novo pedágio da BR-040

Data: 05/08/2014

 

 

Caminhoneiros reclamam do novo pedágio da BR-040

 

Tribuna de Petrópolis, Terça, 05 Agosto 2014 10:08

 

Os caminhoneiros que utilizam a serra de Petrópolis estão insatisfeitos com a nova praça de pedágio construída no km 102 pela concessionária que administra a via, a Concer. 

 

Os caminhoneiros que utilizam a serra de Petrópolis estão insatisfeitos com a nova praça de pedágio construída no km 102 pela concessionária que administra a via, a Concer. Segundo eles, há perigo para a passagem de carretas e também os guichês são menores que antes. A construção da nova praça faz parte das obras da nova subida da serra.

 

Segundo os caminhoneiros, os trechos antes e depois do pedágio sofreram um estreitamento de pista, que é perigoso, já que não suporta a passagem, por exemplo, de duas carretas juntas. 

 

“Fizeram um estreitamento próximo ao posto Carreteiro, os veículos que estão vindo no mesmo sentido precisam frear, pois os de três eixos, que são maiores, só passam um por vez. Além disso, na saída também acontece o problema, pois fizeram um gargalo estreitando novamente a pista. Parece que fizeram a obra com pressa, sem qualquer adequação ou planejamento”, lamentou Jorge Lisboa, representante da classe na região.

 

Outro problema apontado pelo caminhoneiro é o tamanho dos boxes de cobrança da nova praça de pedágio. Segundo ele, são menores do que o normal.

 

“Aumentaram o número de guichês, mas diminuíram o seu tamanho. São apertados e podendo, inclusive, com um caminhão maior, atingir a construção”, disse Jorge.

 

A Concer colocou em operação a nova praça de pedágio no dia 18 de julho. A nova construção faz parte das obras de duplicação da subida da serra de Petrópolis, em Duque de Caxias. O novo pedágio fica situado a dois quilômetros da praça antiga (km 104), que foi desativada, mas continua com as vias abertas e destinadas à passagem do tráfego. 

 

Para quem segue do Rio de Janeiro a Petrópolis, a principal alteração com a operação da nova praça é o ponto de acesso à subida da serra, que agora acontece pelo km 101, através do antigo retorno do trecho, adaptado para receber o fluxo de tráfego em direção a Minas Gerais.

 

As obras em trechos de Duque de Caxias e Petrópolis estão em andamento há um ano e incluem a duplicação de 15 quilômetros da atual descida da serra e a abertura de um túnel de 5 quilômetros em plena região de serra.

 

Com 19 vãos e 15 vias de pagamento, o novo pedágio do km 102 foi construído para dar mais velocidade ao fluxo de tráfego passante, reduzindo o tempo de permanência dos veículos na praça.

 

Ariane Nascimento
Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS