Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  BR-040: entidades se unem para cobrar explicações dos governantes e da CONCER

Data: 04/06/2014

 

BR-040: entidades se unem para cobrar explicações dos governantes e da CONCER

Tribuna de Petrópolis, Quarta, 04 Junho 2014 11:28

 

Frente Pró-Petrópolis (FPP) debate os impactos gerados pela nova pista de subida da BR-040

 

A falta de esclarecimentos sobre diversos pontos do projeto de construção da nova pista de subida da serra da BR-040 foi o principal tema da reunião da Frente Pró-Petrópolis (FPP), ontem. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Petrópolis, Antônio Carlos Machado, propôs a convocação de nova audiência pública, reunindo representantes do governo federal e da CONCER. O coordenador da FPP, Philippe Guédon, disse que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CONCER têm que explicar como será o acesso a Petrópolis, “quem vai fazer o quê, quando e como”. Outra grande preocupação é o destino da atual pista de subida e o aumento do tráfego na via Bingen.

 


A OAB Petrópolis vai convocar uma Audiência Pública para discutir a construção da nova subida da serra e o impacto que ela vai gerar para a cidade. 

 

 

A OAB Petrópolis vai convocar uma audiência pública para discutir a construção da nova subida da serra e o impacto que ela vai gerar para a cidade. O assunto foi levantado ontem durante uma reunião da Frente Pró-Petrópolis, que aconteceu na sede da Firjan. As obras preocupam membros do movimento que questionam como vai ser a nova entrada para a cidade, pelo bairro Duarte da Silveira, uma vez que, este novo acesso vai provocar um aumento do tráfego na localidade. 

Para Philippe Guédon, a construção da nova pista merece esclarecimentos de diversos pontos, como o que irá acontecer com a antiga pista de subida da serra. “Uma das nossas preocupações é que as coisas sejam colocadas com clareza. Quem vai fazer o quê, quando e como?”, questionou. Para Guédon, as obras que deverão ser feitas a partir da conclusão da construção, que poderá incluir o trecho do Hospital Santa Teresa, que vai receber um número maior de veículos pesados, devem ser pensadas de antemão. Ele  destacou ainda que todas estas adequações devem respeitar as diretrizes do Plano Diretor. 

Diante ao questionamento, o presidente da OAB Petrópolis se colocou à disposição para convocar a audiência pública e também para tratar de outros assuntos. “Estamos abertos para auxiliar qualquer iniciativa que seja em prol da população e quanto a construção da nova subida da serra, vamos tomar uma posição, fazer uma audiência, convocando os responsáveis. Nós temos a condição de exigir e o poder de fiscalização”, ressaltou. 

A segurança na subida e descida da serra, saúde pública, movimento de revitalização da Estrada de Ferro Grão-Pará, o ISS das empresas  e a questão da isenção dos idosos também foram debatidas durante a reunião. 

Sobre a questão da segurança, o presidente da OAB Petrópolis lembrou que, na semana passada, houve uma reunião envolvendo autoridades para discutir os assaltos que vem sendo registrados nas pistas de subida e descida da serra. Ele revelou que o conselho já está tomando algumas medidas cabíveis, pedindo ajuda ao governo federal, por meio do deputado Hugo Leal, do senador Lindbergh Farias e do Departamento Rodoviário Federal. 

Já a questão da reativação da Estrada de Ferro Grão-Pará, foi levantada por Jonny Klemperer. Ele questionou o presidente da OAB sobre a lei 5.791, de 22 de julho de 2010, sancionada pelo ex-governador Sérgio Cabral, onde a revitalização da estrada de ferro é declarada como de relevante interesse turístico e econômico para o estado do Rio. Na ocasião, Antônio Carlos Machado ressaltou que pode ser criada uma comissão para abordar este assunto. “Sabemos que o turismo traz dinheiro e temos que investir nele. Já que não temos mais indústrias e nem condições de ter”, concluiu. 

 

Aline Rickly - Redação Tribuna



Fotos:
DADOS MUNICIPAIS


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS