Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  BR-040: licitação para substituir Concer pode sair ainda este ano

Data: 18/02/2019

 

BR-040: licitação para substituir Concer pode sair ainda este ano

ROGERIO TOSTA - Redação Tribuna - 17/02/2019


Nova licitação vai estabelecer que empresa cuidará do trecho Rio de Janeiro/ Juiz de Fora da BR-040, que hoje é administrado pela Concer. O deputado federal, Hugo Leal (PSD) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini afirmaram que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar a concessão até o fim do ano, apesar terem opiniões diferentes sobre os processos que estão ocorrendo para mudar a concessionária.
O deputado vem trabalhando para que a ANTT declare a caducidade do contrato da Concer. Com isso, a administração da BR-040 passaria para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ao mesmo tempo, Hugo Leal luta para que o Tribunal de Contas da União (TCU) declare a suspensão do aumento do pedágio da Concer e determine a sua redução.
Para o secretário Marcelo Fiorini, o fim do contrato da Concer para administrar a BR-040 precisa acontecer e, por isso, tem ido constantemente a Brasília, onde tem se reunido com técnicos da ANTT pedindo o fim do contrato. Para ele, é fundamental que se realize a licitação imediatamente, pois na sua opinião se o DNIT assumir a BR-040 os problemas de investimentos e conclusão da obra vão continuar.
Apesar da divergência sobre o fim do contrato e a imediata licitação, os dois convergem quanto à ligação Bingen/Quitandinha,que, para eles é uma obra que deve ser realizada em caeráter de urgência. Marcelo Fiorini defende que a ligação seja o lote primeiro e não o último, como está no projeto da Concer. “Não podemos permitir que esta obra seja mais uma vez colocada em último. Ela é prioridade para Petrópolis”, afirmou o secretário de Desenvolvimento.
A partir de março, após o carnaval, segundo o deputado Hugo Leal, a ANTT vai iniciar uma série de audiências públicas, quando as pessoas poderão dar sugestões sobre as obras de melhoria na BR-040, no trecho que vai do Rio a Juiz de Fora. “As audiências serão importantes para mostrar a importância da rodovia, a necessidade de obras, sobretudo a construção da nova pista de subida da serra, que está paralisada”, disse.



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS