Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Obras na Nova Subida da Serra - Representante da Concer não compareceram para reunião com operários

Data: 22/07/2016

 

Obras na Nova Subida da Serra -


Representante da Concer não compareceram para reunião com

operários

Eric Andriolo - ericandriolo@diariodepetropolis.com.br

 

Ao contrário do prometido, não aconteceu a reunião entre os operários da nova pista da BR-040 e os responsáveis pela contratação e os pagamentos das empresas do consórcio Nova Subida da Serra (NSS). O encontro havia sido agendado para ontem de manhã por um representante do consórcio, segundo informação da Polícia Rodoviária Federal, confirmada ontem pelo Sindicato dos Operários de Construção e Indústria (Siticommm).

A reunião seria para solucionar um atraso de 50 dias que os operários dizem estar sofrendo nos salários. Na quarta-feira (20), eles fizeram protesto no km 89 da pista de subida da serra, próximo ao Belvedere, e fecharam a pista por 45 minutos, gerando dois quilômetros de retenção. Esses funcionários são de mais de uma empresa envolvida nas obras.

O diretor do sindicato, José Aílton, disse que uma resposta do consórcio deveria ter ocorrido até o meio-dia, mas o posicionamento dos empresários não veio. Ele também reafirmou que o sindicato não organizou o protesto, mas disse que foi ao local depois que a manifestação estava em andamento. Os trabalhadores desistiram do ato após uma conversa com a PRF.

A Concer, que lidera o consórcio NSS, disse através de nota que o ritmo das obras está reduzido porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda não assinou o termo aditivo ao contrato de concessão que trata do “reequilíbrio financeiro das obrigações contratuais de Concessão, em razão do atual cenário econômico”.

Na nota, a Concer disse também que já investiu o que devia, e quer estender o prazo para as obras: “A Concer esclarece que já cumpriu o percentual que cabia à concessionária, previsto no contrato de concessão assinado em 1995, em relação à obra da Nova Subida da Serra e aguarda posicionamento da ANTT”. Diz também que quer “retomar o ritmo normal das intervenções, estabelecendo um novo prazo de conclusão do empreendimento”.

Recentemente, em Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha contratos de concessão em rodovias federais, a ANTT defendeu a extensão do contrato de concessão da Concer para garantir a finalização da obra. As afirmações geraram contrariedade de alguns dos deputados presentes. O atual termo de reequilíbrio financeiro (o 12º aditivo) está em disputa na justiça, por conta de denúncias do Ministério Público Federal de que, supostamente, seria irregular.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS