Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Mudança da praça de pedágio gera polêmica

Data: 23/08/2014

 

 

Mudança da praça de pedágio gera polêmica

A mudança do local da praça de pedágio é mais uma das reclamações dos usuários da rodovia e principalmente dos moradores de Petrópolis que trabalham em Xerém.

 

Não é difícil encontrar pessoas insatisfeitas com os serviços prestados pela concessionária que administra a BR-040, a Concer. A mudança do local da praça de pedágio é mais uma das reclamações dos usuários da rodovia e principalmente dos moradores de Petrópolis que trabalham em Xerém. Eles apontam ainda uma série de irregularidades cometidas pela concessionária, entre eles, uma lei que não permite pedágio dentro de um município, com a mudança do endereço da nova praça, ele fica dentro da cidade de Duque de Caxias.

A nova praça do pedágio adiantou dois quilômetros, ficava antes no km 104 e agora está no km 102. A explicação da Concer para a mudança foi de que teriam mais cabines de pagamento, além disso, previsto dentro do plano das obras da nova subida da Serra. 

“Na verdade eles adiantaram, quase que correndo, a abertura do novo pedágio em local irregular, para não perderem o lucro com caminhões, ônibus e até carros que vinha do Nordeste e outros pontos sentido São Paulo, por exemplo. Estes, após a inauguração do Arco Metropolitano, poderiam acessar Xerém e delá pegas a estrada da Mantiqueira e já cair da Dutra, sem pagar pedágio”, disse o funcionário da Inmetro, Marcelo Antônio.

Segundo ele, outra irregularidade cometida pela concessionária está em não respeitar a lei de que obriga um retorno antes da praça de pedágio. Se a pessoa perdeu alguma entrada, é obrigada a passar pelo pedágio, pagar e depois fazer o retorno.

Desde 2002, já existe uma Lei Estadual de número 4044, criada em 30 de dezembro, que proíbe a construção de praças para cobrança de pedágio em qualquer ponto da via fora da divisa entre municípios. A lei proíbe inclusive a cobrança para a população envolvida.

“É uma tarifa absurda, já alta e a cobrança para o cidadão que se desloca rotineiramente para ir ao trabalho, ao supermercado e até ao hospital é inaceitável. Lidamos com moradores de Xerém todos os dias, eles mesmos procuram atendimento médico aqui em Petrópolis, até mesmo de distritos de Duque de Caxias”, disse Áurea Valadares, também funcionária do Inmetro, que fica em Xerém.

Os funcionários do Inmetro reclamam pelo fato da concessionária ter fechado um dos acessos à Xerém, e agora eles precisam também pagar a tarifa para ir ao trabalho. Segundo cálculos deles, em um ano serão desembolsados a quantia de R$ 4,950,00 apenas para o pagamento do pedágio.

“A questão é de que fizeram a mudança e obrigaram as pessoas, de forma arbitrária a pagar o pedágio. Mudança irregular conforme a lei. Nossa associação do próprio Inmetro chegou a solicitar a Concer e também a própria ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestres a reabertura de uma das entradas de Xerém e também que seja feito pelo menos uma isenção para quem trabalha nestes trechos, mas tivemos respostas negativas de ambos dizendo que a Concer está dentro da lei”, lamentou Marcelo.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS