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  Reportagens do Diário de Petrópolis sobre a BR-040 - jan/fev.2014

Data: 01/03/2014

Comércio do Quitandinha prevê perdas de até 70% com túnel na BR-040

Rômulo Barroso/Foto – Vagner Batista

  

Os empresários que possuem comércio na região do Quitandinha já começaram a temer prejuízos com as obras que vão culminar na nova subida da BR-040. Como uma das partes do projeto é a construção de um túnel que desembocará na Duarte da Silveira, a passagem de veículos pelo Quitandinha vai diminuir. Na Pavelka, por exemplo, restaurante que tradicionalmente atrai os motoristas que sobem a Serra, a expectativa é de perda de até 70% no movimento atual. O sócio Richard Michael Pavelka prevê que uma queda de até 500 clientes se comparado com os fins de semana de hoje.

 

As perspectivas são tão negativas que a loja está procurando um novo local para funcionamento.

 

– Nós já estamos falando com corretores. Ainda não fechamos nada porque não há muita opção. Apenas a fábrica vai continuar no mesmo local e nós vamos deixar uma loja da fábrica. Mas a loja do varejo a gente vai mudar. Estamos ainda procurando um local na Duarte da Silveira ou até Araras – diz o sócio.

 

Mas a situação não é a melhor, como lembra o presidente da Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal, Maurinho Branco.

 

– Aquele comércio ali é referência. Quando uma pessoa que não conhece (a cidade) vem para cá, pode se apresentar ali como ponto de encontro. E a gente vai perder isso. Por mais que o comércio busque novos lugares, até que se crie tradição e faça de novo os clientes, (as lojas) já estarão perdendo muito e isso é muito ruim – opina o vereador.

 

Maurinho ainda lembra que a formação de uma comissão de acompanhamento das obras - algo que foi pedido ainda na audiência pública realizada na Câmara no final de julho - não foi constituída, apesar dos pedidos para que isso seja feito. Inicialmente, ela seria de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas agora está nas mãos da Concer.

 

– Na última audiência pública no Rio (na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, em novembro), nós pedimos de novo a apresentação do projeto. Até agora a comissão (que seria da ANTT e agora é da Concer) para acompanhar não foi formada, mas como esta é uma estrada federal, nós vamos cobrar que ela faça o que está no contrato – afirma Maurinho.

 

A mesma posição de cobrança tem o vereador Silmar Fortes. Relator da Comissão de Revisão do Plano Diretor, ele informa que uma das emendas propostas dá a exclusividade ao município de decidir sobre modificações nas entradas da cidade. Mas isso também exige maior participação do Poder Executivo.

 

– Eu sinto falta de uma maior participação do Executivo na discussão. Porque se a gente aprova uma lei que não pode ter modificações nas entradas do município, quem vai fiscalizar é o Poder Executivo. E não é só por isso, mas porque o Executivo tem que estar na defesa dos direitos dos cidadãos. Se as obras na BR podem facilitar alguns processos, podem causar prejuízos em outros. Se dará mais segurança, por outro lado pode causar perdas econômicas, por exemplo – analisa. 

 

 Túnel em rodovias requer normas de segurança rígidas

Projeto da Concer gera preocupação

Denise Pereira/Foto - Arquivo

A grande preocupação do Ministério Público Federal (MPF) em relação à obra da nova subida da Serra é a segurança, tanto que ingressou com uma ação civil pública junto à Justiça Federal solicitando o embargo da construção até que seja entregue uma auditoria de segurança viária. Um dos principais questionamentos é quanto ao túnel, que será o maior do país com 5 km. Esse tipo de estrutura viária tem dezenas de históricos trágicos, tanto que nos países em que ocorreram acidentes desenvolveram novas normas de segurança. No Brasil, o que rege é a NBR 15775:2009 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata de sistemas de segurança contra incêndio em túneis – ensaios, comissionamento e inspeções. Só que, segundo a Assessoria Pericial da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, “nem sequer referência à norma da ABNT” há projeto.

Atualmente os dois mais extensos túneis do país estão localizados em São Paulo na Rodovia Imigrantes, na pista Sul, um de 3.146m e outro de 3.009m abertos no interior da Serra do Mar. A rodovia está sob a responsabilidade da concessionária Ecovias (Concessionária Ecovias dos Imigrantes S/A). De acordo com a assessoria de imprensa da Ecovias, é rigoroso o esquema de segurança nos túneis de lá.

Segurança nos túneis

Um carro para no interior de um dos três túneis da pista descendente da rodovia dos Imigrantes.A situação, que em muitas estradas do país poderia passar despercebida, é captada por uma câmera. Enquanto isso, no Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecovias, um sinal sonoro chama a atenção de todos os funcionários, no mesmo momento em que a imagem do veículo parado aparece no telão principal. Tudo isso acontece automaticamente, sem nenhuma intervenção humana. Imediatamente, os operadores acionam uma viatura para verificar o que ocorreu. A cena, que muitos podem considerar uma peça de ficção, é realidade há mais de dez anos no Sistema Anchieta- Imigrantes (SAI), desde que a segunda pista da Imigrantes foi inaugurada.

Descrever essa situação só é possível porque a operação da rodovia usa equipamentos e softwares nunca tinham sido utilizados em rodovias brasileiras e que são essenciais para agilizar o atendimento aos motoristas. São 87 câmeras nos 21 quilômetros da rodovia. Somente nos túneis, estão 81 delas, uma a cada 100 metros.

Um desses softwares, que permite o monitoramento constante da rodovia, é o sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI), instalado no CCO da concessionária.

- Um veículo parado ou uma pessoa caminhando no túnel, por exemplo, são interpretados como um incidente. É algo que não poderia ocorrer. Então, imediatamente, o sistema emite um sinal sonoro e lança a imagem para um dos telões da central - explica Eduardo de Gregório, Gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias.

Os túneis da pista descendente da Imigrantes possuem ainda um sistema com 42 jatos ventiladores, importados da Suécia, cujo objetivo é dispersar a fumaça em caso de acidentes. Além disso, foram instaladas 153 caixas de emergência (uma a cada 55 metros), equipadas com hidrantes duplos, mangueiras e extintores. Sensores fazem monitoramento de gás carbônico, detecção de calor e a medição do vento.

Na BR-040, projeto de execução é o básico

Pensando na questão de segurança, o engenheiro Luiz Vinhaes da empresa Única, que faz o percurso entre a Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, afirmou que os ônibus da viação não passarão pelo túnel da nova subida da Serra. O engenheiro também cita o fato do percurso ficar seis quilômetros maior, uma vez que o desemboque é na altura do Lixão, na Duarte da Silveira. Para mostrar a preocupação com a segurança, ele citou como exemplo o acidente ocorrido no túnel Mont Blanc, entre a França e a Itália, que matou 39 pessoas após um caminhão que transportava farinha e margarina pegar fogo.

- Havia compartimento para proteger as pessoas do calor que aguentava até 800°C, mas chegou a 900°C, e era margarina, mesmo assim muita gente morreu. Lá não era permitido o tráfego de veículos com carga perigosa. Imagina aqui que vai continuar carreta com gasolina, diesel. Todo túnel extenso tem que ter saída de emergência, rota de fuga, ventilação adequada, compartimento de calor – afirmou o engenheiro, lembrando que a Concer não chegou a cumprir totalmente o contrato atual em relação a critérios básicos de segurança, como no caso dos radares, por exemplo.

De acordo com a tese de doutorado em engenharia mecânica apresentada na USP (Universidade de São Paulo) pelo engenheiro André Luiz Gonçalves Scabbia, após o acidente no Túnel Mont Blanc, alguma medidas de segurança foram tomadas como instalação de sistema automático de detecção de incidentes; sistema e equipamentos, principalmente elétricos e de comunicação aptos a funcionar nos túneis, mesmo quando houver incêndio; sinalização visual e sonora para usuários saberem a localização da saída de emergência, em caso de incidente; existência ininterrupta de serviço de primeira atuação composta por uma equipe de 3 a 5 especialistas para atuarem em 5 minutos após a ocorrência.

Outro acidente que gerou a morte de sete pessoas por causa da colisão de caminhões e carros no Túnel Nihonzaka, no Japão, também fez com que medidas de segurança fossem tomadas, como a proibição da circulação de cargas perigosas; construção de outro túnel com três faixas; construção de baia de emergência para carros no interior do túnel.

Para se ter uma ideia, somente no ano de 2001, foram registrados dez acidentes em túneis que deixaram um total de 10 mortos e 54 feridos.

Segundo a tese do engenheiro, entre os perigos identificados neste tipo de equipamento viário está o fluxo intenso dos veículos que cria um acúmulo de gases tóxicos que podem dificultar a visualização da pista e contaminam o ar do túnel. Outra preocupação é conter materiais que não propaguem fogo facilmente. Por isso, até mesmo os tipos de cargas têm que estar num estudo para construção de túnel rodoviário, segundo afirmou o engenheiro na sua tese, uma vez que algumas delas geram fumaça tóxica, como soja, algodão e tecidos. Isso inclui alguns itens. “Reação ao fogo dos materiais utilizados, porque está relacionado ao tempo de retirada das pessoas do túnel, uma vez que quanto mais rápida é a propagação e quanto maior é a emissão toxica, menor será o tempo para a retirada das pessoas. Resistência ao fogo: por exemplo, a estrutura civil deve resistir pelo menos 150 minutos (por causa do tempo de retirada das pessoas do túnel) e a porta corta fogo das saídas de emergência por pelo menos 120 minutos.”

Por causa de todas essas rígidas normas, que segundo a perícia não verificou junto ao projeto do túnel da nova subida da Serra, o Ministério Público Federal de Petrópolis entrou com a ação civil pública que está tramitando na 1ª Vara Federal de Petrópolis. No documento, o MPF cita o laudo apresentado pela perícia solicitando a auditoria de segurança viária, até porque o processo básico, segundo o MPF, é o que foi enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – que é responsável pela fiscalização – e se tornou o projeto executivo, sem os necessários detalhamentos da obra e alterações.

 

Justiça Federal intima Concer a prestar esclarecimentos sobre a Nova Subida da Serra

Quinta, 13 de fevereiro de 20140

Denise Pereira

A 1ª Vara Federal de Petrópolis despachou ontem liminar intimando a Concer (concessionária que administra o trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora da BR-040), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes a se manifestarem, num prazo de 10 dias, sobre os motivos da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, preocupado com a falta de detalhamento no que diz respeito às questões de segurança da nova subida da Serra.

Ao ingressar com a Ação Civil Pública, o MPF solicita na justiça que a Concer submeta o projeto a uma Auditoria de Segurança Viária e em seguida promova-o a readequação “de modo a transformá-lo em um verdadeiro projeto executivo”. Na petição feita à justiça, o MPF solicita ainda que a União, no caso o Ministério dos Transportes, suspenda qualquer repasse para a construção.

Em caso de descumprimento, o MPF pede ainda que a justiça conceda liminar determinando a suspensão total das obras na BR-040 e da cobrança do pedágio na praça anterior à subida da Serra, em Xerém, Duque de Caxias, além de estipular multa diária de, no mínimo, R$ 300 mil.

Para decidir se atende ou não o pedido do MPF, a 1ª Vara Federal de Petrópolis solicitou que os réus se explicassem. “Todavia, em que pese a adequada instrução da inicial, por considerar que as providências pleiteadas não afetam a atual fase de execução do projeto de construção e que a situação veiculada na inicial traz em si matéria de elevado grau de complexidade, opto pela manifestação prévia das entidades requeridas quanto aos pleitos antecipatórios, no prazo de 10 dias, para meu posterior pronunciamento. No mesmo prazo, manifestem-se a parte autora e os réus sobre a utilidade de audiência de conciliação a ser designada por este Juízo.”, consta no despacho da juíza Federal substituta, Renata Cisne Cid Volotao, que ainda pede que as partes sejam citadas e intimadas com urgência.

A ação civil pública foi impetrada com base no laudo produzido pela Assessoria Pericial da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF após analisar o projeto executivo. Uma das principais preocupações é em relação ao túnel que será construído, previsto para ter aproximadamente cinco quilômetros de extensão, tornando-se o maior do Brasil. Segundo o MPF, a ANTT não fez obejeção ao projeto básico como sendo o de execução, que não contém, de acordo com o laudo pericial, nem ao menos uma referência à norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 15775:2009. Essa norma trata de sistemas de segurança contra incêndio em túneis – ensaios, comissionamento e inspeção, “o que seria listado como exigência a ser cumprida, sem dúvida, em um Relatório de Segurança do Projeto”.  O laudo aponta que o projeto básico “passou, a partir de determinado momento, a ser chamado de projeto executivo, sem as necessárias alterações e detalhamentos (...) o que pode causar atrasos na execução da obra, além de trazer aumentos elevados no custo total do empreendimento, com graves prejuízos aos cofres públicos”.

Outra irregularidade identificada pelo MPF foi a autorização da ANTT para o início das obras, mesmo após a triplicação do custo do empreendimento e sem a definição da origem dos recursos necessários. Essa conduta poderia acarretar a paralisação das obras por tempo indeterminado e com evidentes prejuízos aos cofres públicos e aos usuários da rodovia.

 

BR-040: um ano de restrição de caminhões terá protesto na subida da Serra

Quarta, 05 de fevereiro de 20140

Denise Pereira/Foto - Arquivo

 

No próximo sábado, dia 8 de fevereiro, completa um ano que foi instituída a restrição a caminhões com três eixos ou mais na subida da Serra de Petrópolis em determinados horários de sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados. Por isso, de acordo com o representante em Petrópolis da Associação Brasileira dos Caminhoeiros, Jorge Lisboa, a categoria, nesta data, fará um protesto com faixas na BR-040, na altura do Posto Carreteiro, em Xerém, a partir das 10 da manhã.

- É um ano de insatisfação para nós, e que também não foi benefício para ninguém, nem para o comércio que queria tanto isso. Estamos reunindo sindicatos de Três Rios e de Mathias Barbosa que também foram prejudicados – afirmou.

A restrição foi instituída após ser publicada resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que acreditava que essa medida melhoraria o fluxo do trânsito na região. Ela ocorre entre os kms 101 (Duque de Caxias) e 82 (antes do Pórtico do Quitandinha), sendo das 16h às 22h, nas sextas-feiras, e das 8h às 14h, aos sábados.

 

Número de acidentes na BR-040 aumentou 9,3%

Sexta, 14 de fevereiro de 2014

Segundo o chefe da 6ª DPRF, inspetor Márcio Goulart, a esperança para que esses números caiam é o funcionamento dos radares

Denise Pereira/Fotos - Arquivo

Regularmente ocorrem capotamentos, batidas e tombamentos na rodovia Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, e os números estão aumentando. De acordo com os dados da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, foram registrados 1.575 acidentes em 2013, o que representa um crescimento de 9,3% em comparação com 2012, quando o levantamento apontou 1.441. Entretanto, a quantidade de mortes diminuiu no mesmo período, passando de 41 para 37 vítimas fatais.

 Segundo o chefe da 6ºDPRF, inspetor Márcio Goulart, a esperança para que esses números caiam é o funcionamento dos radares ao longo da BR-040, além da liberação em tempo real das imagens das câmeras, sob a responsabilidade da Concer – concessionária que administra a rodovia.

- Saiu uma resolução recente para que as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal tenham acesso às imagens, como ocorreu na BR-101. Aqui queremos fazer isso para possibilitar não somente na elucidação de acidentes e crimes, mas para coibir o crime em andamento, por isso, precisamos de acesso em tempo real – afirmou o inspetor referindo-se à Resolução 471 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 18 de dezembro de 2013, que regulamenta a fiscalização por intermédio de videomonitoramento em estradas e rodovias, permitindo até mesmo aos agentes aplicarem multa por meio desse sistema.

PRF terá radares portáteis ainda neste semestre

A fiscalização por parte da PRF tem sido realizada, inclusive o número de multas aplicadas em 2013 (6.504 autos de infração) foi 34,95% maior do que no ano anterior (4.820). Para se ter uma ideia do trabalho feito para coibir infrações, somente ontem no pátio da 6ª Delegacia, em Itaipava, havia 140 motocicletas apreendidas por causa de falta de documentação e acidentes.

- A gente nunca apreendeu tanta moto quanto em 2013. Antes eram 20, no máximo 30. É uma diferença absurda – destacou.

 Os números podem ficar ainda maiores em 2014. Ainda neste semestre o trecho de Petrópolis da BR-040 contará com, pelo menos, dois radares portáteis. Os equipamentos já foram adquiridos pela Polícia Rodoviária Federal.

- Estamos em fase final de treinamento do pessoal – afirma o chefe da 6ªDPRF, lembrando que no ano passado o efetivo aumentou em 35%. – Precisaríamos, pelo menos, dobrar o efetivo para que fique ótimo – relatou.

 

PRF vai apresentar À ANTT propostas de mudanças na resolução que restringe tráfego de caminhões

Segunda, 17 de fevereiro de 20140

Denise Pereira/Fotos - Arquivo

 

O trânsito de caminhões na subida da Serra, bem como a restrição dos veículos com mais de três eixos têm sido temas polêmicos entre caminhoneiros e demais motoristas, mas também por parte das equipes de fiscalização. Por isso, está prevista ainda para este mês uma reunião entre a 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar da Resolução nº 3.997, que no dia 8 de fevereiro completou um ano em vigor. A PRF pretende entregar proposta de mudanças na resolução relacionadas ao horário de restrição e ao trajeto dos caminhões.

- A medida previa um pátio para os caminhões ficarem no período de restrição, o que não foi feito até hoje, ficando os veículos ao longo da estrada cometendo outra infração de trânsito, que é ficar no acostamento. Além disso, foram abertas exceções, como para veículos com excesso de dimensões, o que obriga o motorista de um veículo de passeio vir na traseira de uma carreta com escolta porque ela toma as duas faixas, enquanto caminhões trucados, que são menores do que ônibus, não podem subir – explicou o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 6ªDPRF, Márcio Goulart.

De acordo com o artigo 1º, é proibido o tráfego de veículos de carga de três ou mais eixos na BR-040, no trecho da Serra de Petrópolis, na pista de subida, nas sextas-feiras e vésperas de feriados, entre 16h e 22h; e nos sábados, entre 8h e 14h. Entretanto, o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 6ªDPRF chama atenção para o artigo 2º que trata de 11 exceções, entre elas a de veículos precedidos de batedores, como o exemplo dado anteriormente e também os a seguir.

- Como ficou mal explicado permite, por exemplo, que veículos de grande dimensão e de carga excedente subam porque tem escolta, mas esse é um tipo de carga programada que pode ficar fora dos horários de pico. Os veículos com animais vivos, carregados de combustível e com carga perecível também podem subir. Só que muita gente não sabe disso – explicou Goulart.

Por causa dessa situação, a PRF pretende propor à ANTT que libere caminhões trucados da restrição e que a agência diminua o tempo de restrição às sextas-feiras.

- No sábado, nós concordamos com esse tempo de restrição até porque a resolução tem haver com quem sobe a Serra para chegar até o comércio da cidade. Entretanto, quem vai a Rua Teresa sobe cedo e não na parte da tarde. Então vamos propor que na sexta-feira a restrição seja de no máximo duas horas, é claro que vamos pedir para a Concer quantificar essas duas horas dentro do horário de pico, quando o trânsito é mais pesado. Não vai prejudicar ninguém porque a gente entende que esse vai ser o tempo de o caminhoneiro fazer um lanche e descansar - disse.

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