Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Moradores da BR-040 fecham pista em protesto contra Concer

Data: 10/09/2013

 Moradores de uma vila na altura do km 59 da BR-040, próximo à entrada da comunidade Mangalarga, fecharam a pista sentido Rio, na noite de ontem, em protesto contra a desocupação daquela área. Os moradores não têm para onde ir e, até agora, não receberam qualquer assistência da concessionária que administra um trecho da rodovia, a Concer. O movimento foi motivado por uma ação feita na segunda-feira, por agentes da Concer, que teriam feito medições e marcações no local.

 

Horas após o início do protesto, já eram registrados aproximadamente oito quilômetros de engarrafamento. Até o fechamento desta edição, os moradores continuavam com a pista fechada e diziam que só sairiam do local após a chegada de um representante da concessionária. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentavam negociar com os moradores para liberar a passagem dos veículos. Os manifestantes usavam garrafas, tocos de madeira e pedras para fechar a pista.

 

Além do km 59, outros moradores ao longo da BR-040 também estão na mesma situação. No ano passado, algumas casas chegaram a ser demolidas pela Concer após uma decisão judicial. Muitos moradores, que são de baixa renda, vivem no local há mais de 20 anos e, agora, não têm para onde ir. Eles temem que as casas sejam demolidas.  Ainda em 2012, a prefeitura de Petrópolis e a Concer chegaram a assinar um compromisso para realocação das famílias que estão em áreas de risco. Isso porque foi confirmado, em reunião realizada na sede da Justiça Federal, que o município e a concessionária têm a obrigação solidária de encontrar uma solução para os moradores. Entretanto, ainda não há uma solução para o problema.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS